Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

AGROPACTO COMEMORA 20 ANOS COM AÇÕES CONCRETAS VOLTADAS PARA A AGROPECUÁRIA E HOMENAGENS

IMG_2781Foi no ambiente do Agropacto – Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense – onde surgiram algumas ideias, já postas em prática como a criação da Secretaria de Agricultura Irrigada no governo Tasso Jereissati ; a transformação da então  Secretaria da Pesca e Aquicultura,  em Secretaria da Agricultura , Aquicultura e Pesca- SEAPA no governo Camilo Santana, a adoção da tarifa de energia elétrica reduzida para o irrigante; a isenção da cobrança de ICMS para a comercialização de frutas frescas; concessão, pela Coelce, da alteração das metas de consumo para os usuários irrigantes, nos  meses de maio, junho e julho para setembro, outubro e novembro, quando do racionamento de energia; a implantação, pelo CNPq, das plataformas das cadeias produtivas do agronegócio do caju, da ovinocaprinocultura e do leite, instrumentos indutores do desenvolvimento. Além de debate dos planos de governo dos principais candidatos ao Governo do Estado, com ênfase para o setor agropecuário; a elaboração de um programa de produção agropecuária – Agrinvest, nos moldes do programa “uma experiência de sucesso na criação de ovino”, em São Paulo, exposto no Agropacto e muito mais.

Estes são alguns resultados considerados como mais relevantes pelo seu atual  coordenador do Agropacto  , Flávio Viriato de Saboya Neto,presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará-lembrando que o Agropacto foi criado no  dia 11 de setembro e que a primeira reunião ocorreu no dia 22 do mesmo mês, no Hotel Colonial, sendo  uma iniciativa do  então presidente da Instituição, José  Ramos Torres de Melo Filho ,incentivado por um grupo de empresários e produtores, As  comemorações serão realizadas  na   próxima terça- feira,  dia 22 , com uma sessão solene,  a partir das 9 horas, no auditório da Fábrica de Eventos, na avenida Monsenhor Tabosa, ocasião em que serão prestadas algumas homenagens aos que contribuíram para a criação e crescimento do Agropacto.

762 REUNIÕES

Ao longo destes 20 anos foram realizadas 762  reuniões com palestras técnicas, tratando dos  mais variados temas, contando com a presença de ministros, governadores, deputados, secretários do Ministério da Agricultura, prefeitos, empresários e universitários interessados no crescimento da agricultura e pecuária do Estado e do Brasil. O  trabalho de maior repercussão nos últimos anos realizado pelo AgroPacto foi em 2014 , quando promoveu  a discussão do Programa de governo dos candidatos ao governo do Estado, deputados estaduais e federais, ouvidos em três reuniões sequenciais, com o tema : O que esperamos do próximo governador, que resultou num documento apresentado posteriormente ao governador eleito com as propostas do segmento agropecuário .

Outros  temas destacados pelo  coordenador Flávio Saboya  foram o Cadastro Ambiental Rural- CAR, o Pacto das Águas,o   Código Florestal, a Transnordestina, o Canal da Transposição do Rio São Francisco, que gerou inclusive uma audiência pública na Assembléia Legislativa do Estado. Outra audiência pública também proposta pelo Agropacto foi realizada durante três anos seguidos na  Assembléia Legislativa para debater as seca no Estado e suas conseqüências . Em 2008 e 2009, o Agropcato coordenou a elaboração de cinco programas e propostas elaborados pelo Grupo de Impulsão de Ações e Propostas -GIAPS, integrado por vários órgãos e instituições tratando sobre reflorestamento, biocombustível, defesa agropecuária, que serviram agora de referência para as recomendações do Sistema FAEC/Senar aos candidatos ao governo do Estado.

HOMENAGEADOS

Serão homenageadas nestes 20 anos as seguintes personalidades : o empresário Amarilio Macedo( criador do primeiro Pacto de Cooperação do Estado em 1991) , José Ramos Torres de Melo Filho( criador do Pacto de Cooperação da Agropecuária, em 1995 ), Raimundo Padilha( um dos maiores incentivadores do Agropacto), João de Paula Ferreira Monteiro( articulador e autor de dois livros sobre o Pacto), Francisco Lima Matos(Ex- secretário e colaborador) , Carlos Prado( representando o segmento produtivo, foi um dos primeiros membros do Conselho Consultivo), João Pratagil Pereira de Aráujo( primeiro secretário executivo), Gerardo Angelim de Albuquerque( secretário executivo nos últimos 15 anos). Também serão homenageadas três  instituições: o Banco do Brasil,  local onde se realiza as reuniões desde o início e o Sebrae, como grande parceiro e colaborador e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural- Senar-Ce, pelo apoio na capacitação do produtor rural.

SENTIMENTO DE COOPERAÇÃO

Para o criador do Agropacto, Torres de Melo a maior contribuição do Agropacto está em cinco elementos: sentimento de cooperação, pluralidade, democracia, informalidade e virtualidade. na Assembleia Legislativa para debater a seca e suas consequências para o Estado, quando foram apresentadas várias sugestões para minorar a problemática. Baseado em discussões coordenadas por grupos de trabalho dentro do Agropacto denominado de GIAPS, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará-Faec finalizou há cinco anos atrás,  propostas que foram encaminhadas aos candidatos ao governo do Estado, com ações para questões como bioenergia, reflorestamento, cajucultura, ovinocaprinocultura, defesa agropecuaria e empreendedorismo rural. A agropecuária em nosso País representa 37% do PIB nacional e ainda somos o segundo maior produtor de soja do mundo, daí a importância deste segmento para o nosso desenvolvimento econômico, o que justifica a continuidade do Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense”, disse o seu criador  José Ramos Torres de Melo Filho

O Agropacto deu uma contribuição decisiva para a agricultura cearense,foi nesse ambiente de relacionamento da iniciativa privada e setor público que nasceu a nossa floricultura e fruticultura irrigada. O encontro semanal é uma experiência inovadora referência no País, dotada de uma maturidade muito grande que contribui para o desenvolvimento rural, em consequência uma melhoria para a sociedade”, disse o exSecretário da Agricultura Irrigadae atual deputado estadual  Carlos Matos.

Segundo o consultor João de Paula Ferreira Monteiro  o primeiro Pacto de Cooperação do Ceará, que acabou gerando vários filhotes e outros fóruns temáticos como o Fórum do Setor Imobiliário, coordenado por Adolfo Marinho, o Forum da Ciência e Tecnologia e o AGROPACTO , coordenado por Torres de Melo, o único que ainda resiste ao tempo.

João de Paula que articulou durante muitos anos o Pacto de Cooperação do Ceará editou dois livros: Os 5 elementos do Pacto de Cooperação e a Gestão Compartilhada, em parceria com o jornalista Flávio Paiva.

 Raimundo Padilha, Presidente da Bolsa de Valores e Lima Matos, ex-secretário da Fazenda, convocaram os segmentos representativos da sociedade para reinventarem o Pacto de Cooperação iniciado há vinte anos atrás por um grupo de líderes classistas . “O Agropacto coordenado por Torres de Melo durante 15  anos, completa agora 20 anos  com a mesma dedicação é o exemplo vivo de uma ação mais forte e exemplo de associativismo e cooperação, disse Lima Matos. Segundo ele, “vivemos um momento rico e o debate entre academia e governo é importante.

Já Raimundo Padilha, ex-Presidente da Bolsa de Valores Regional e um dos coordenadores do pacto de cooperação fez questão de lembrar a figura maior do então Diretor –Presidente do Jornal O POVO, Demócrito Dummar como um dos grandes entusiastas desse primeiro movimento, não só através de sua participação permanente como abrindo seus veículos de comunicação para a divulgação do movimento que acabou durando apenas quatro anos.

 O Diretor Técnico do Sebrae-CE, Alci Porto Gurgel Junior disse que antes do Agropacto o Sebrae só atuava na área urbana de Fortaleza, hoje 65% do que é investido em projetos do Sebrae está no meio rural. “Foi neste ambiente que lançamos o SEBRAE  Ideal, o Sebrae Poder e o Programa Empreendedor Rural, este ultimo em parceria com a FAEC, disse Alci Porto.

Para o ex- Secretário do Desenvolvimento Agrário,  Antônio Amorim, o Agropacto foi o grande responsável pela discussão do problema da febre aftosa em nosso Estado, provocando não só debate como sugerindo algumas ações que foram desenvolvidas e que contribuíram para tirar o Estado da zona de risco desconhecido

O Agropacto

Instituído no dia 11 de setembro de 1995, o Agropacto foi idealizado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará – FAEC, na pessoa do presidente da Federação, José Ramos Torres de Melo Filho. A estrutura funcional conta com um Coordenador Geral, ; Secretaria Executiva; e também um Comitê Consultivo que possui representantes do setor público e privado. Todas as palestras estão disponibilizadas através do seguinte endereço eletrônico www.agropacto-ce.org.br.

SESSÃO SOLENE : dia 22/09

Horário: às 8 hs

Local: Fábrica de Negócios , do hotel Praia Centro

ATT. ASSESSORIA DE IMPRENSA SISTEMA FAEC / SENAR- CE

jornalista Responsável: SIlvana Frota