Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

AGROPACTO: ADECE APRESENTA 22 AÇÕES DO AGRONEGÓCIO NO CEARÁ

DSC_2293À convite do Pacto de  Cooperaçāo da Agropecuária Cearense -AGROPACTO, promovido  pelo /Sistema FAEC / SENAR – CE, o Diretor de Agronegócio da Agência de Desenvolvimento  do Estado- ADECE, Silvio Carlos  apresentou a  carteira de projetos com de 22 ações da Agência voltados para o segmento do Agronegócio. Segundo ele, a Adece foi contemplada com um orçamento da ordem  de 4 milhões  e 700 mil reais  para 2017, afora  os convênios   de Cooperaçāo com outras Instituiçoēs e anunciou que em breve, será assinado um convênio importante  com o Banco Mundial.   Silvio  Carlos  anunciou  também  novos projetos como o  de Revitalizaçāo  do Algodāo, a instalaçāo de  um Centro de Carcinicultura  intensiva, a  introduçao  de culturas alternativas na  floricultura, criaçāo de mais  duas câmaras setoriais : a do pescado marítimo  e da equinocultura. Hoje São  26 câmaras setoriais em funcionamento junto a Adece.
Outro  trabalho novo é o de compensação financeira por perda de produçāo , em parceria com  movimento  SOS Jaguaribe, que  popôs  uma compensação financeira aos produtores que estão deixando de produzir na   Bacia do Rio Jaguaribe, por falta de  transferência de água . Ano passado, o governo já compensou os produtores e Morada Nova e  a  FAEC  e a  ANA já propuseram  isso em algumas situações, e nós estamos  estimando qual o impacto desses  produtores,inclusive na  parte do emprego., disse o Diretor da ADECE.
Carteira  de   Projetos 

 DSC_2301Entre os  projetos apresentados pela  Adece está o Estudo  das águas, onde será feito um  novo estudo das cinco bacias que serão as receptoras das águas do São Francisco, no sentido de fazer a gestão eficiente da água. Este projeto terá um aporte de  200 milhões de reais  , terá recursos próprios da Adece e do Banco Mundial, inclui estações metereológicas, monitoramento da irrigação, programa de capacitação ,  gestão dos agricultores no estado, inclusive  assistência técnica. Conheça os outros projetos :

– Avaliação de frutas alternativas para o Ceará
– Treinamentos  em convenio com o CETREDE  de 20 cursos,- Pólos de produção agrícola do estado
Atualizaçāo  d os mapas- Dese 2007 a Adece vem trabalhando a identificaçāo  Pólos, e estes mapas estão defasadas, agora será atualizado ( Pólos de leite, frutas, geoprocessamento, polo do caju, camarão, tilápia, Carnauba, mel, flores)
-Projeto de seleção de espécies -pelo moveleiro do Marco, em parceria com a EMBRAPA, com várias espécies já testadas e com bons resultados,
Programa de Revitalizacao do Algodāo em parceria  com a FIEC,
Estudo de investimento  para a Usina de Barbalha
Projeto Palma Forrageora , em convenio com a Embrapa
Convênio com a UFC- com vistas a eficiência da água no perímetro irrigado de  Morada Nova, poços rasos tubulares, como fonte d’água para uso mùltiplos , reuso de água para a cultura do milho, eficiência em coberturas vegetais e educação ambiental .
Centro de  carcinicultura intensiva do Cear
Cdntri  e Tilapixultira intensiva do Ceará .
Em  relação ao caju, a câmara Setorial  vai fazer 4 projetos, entre eles o estudo o diagnóstico da situação da cajucultura no estado, cajucultura e estāo previstis quatro seminários em 4 Pólos, vão fazer um convênio com o Museu do Caju.
Programa Leite 2- em convênio com a APROLECE, Sebrae e Senar e a Adece vai apoiar a Apeolece.
INTRODUÇÀO de culturas alternativas  na área e floricultura
Projeto e de hortaliças do Ceará   incentivando cada vez mais o pimentão  hoje são 8 estufas
Identificaçāo  natural dos inimigos da Carnauba, ( câmara setorial da Carnauba) – Adece e Associação Caatinga .
PRODUTORES PEDEM ATENCĀO ESPECIAL
A Reuniāo  do Agropacto foi aberta pelo vice-presidente  da FAEC, Paulo Hélder Braga e coordenada pelo vice-presidente de Administraçāo  Carlos Bezerra Filho, contou com a participaçāo do Superintendente  Regional  do Banco do  Brasil,Castro Junior e o Diretor de Agronegócio,Antonino  do Diretor de  Banco  do Nordeste,  José  Alves Teixeira, os  presidentes dos Sindicatos Rurais de Horizonte e Canindé, Francisco José e Souza e Bertoldo  Uiraquerê , da SEAPA, Hélio  Machado, do Sebrae- CE, Paulo Jorge Vieira, técnicos do Sistema FAEC/SENAR E da ADECE, bem como diversos produtores.
Na ocasiāo, o assessor Técnico  da Presidência da FAEC, engo agrônomo Paulo Remigio convidou os  presentes para participarem do PECNORDESTE, que será  aberto dia 6 de julho próximo, no Centro de a Eventos do Ceará, destacando a realizaçāo do Seminário  Internacional  de Comèrcio Exterior.
Diante da diversidade de projetos implementados pela Adece, os presentes destacaram a importância do trabalho da Adece e apresentaram algumas sugestões, entre elas destaca-se a do produtor rural de Quixadá , Delfinho Medeiros, aue sugeriu viabilizar as culturas que já temos no estado, ao invés de pesquisar  novas culturas nāo adaptadas ao semiárido. Ele sugeriu mais a receita  para o sertāo Nordestino e ÀGUA  e Sustentabilidade.