Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Agrinho premia melhores redações e desenhos de alunos de escolas da Zona Rural

agrinhoPrêmios serão entregues dia 29 de novembro

No próximo dia 29, a partir das 9 horas, o Centro de Negócios do Sebrae,na Avenida Monsenhor Tabosa, em Fortaleza, receberá caravanas de estudantes de escolas publicas da zona rural de 40 municípiosdo Estado, professores, diretores e prefeitos, quando será realizada a entrega dos prêmios do concurso Agrinho deste ano em quatro categorias: Redação, Desenho, Experiência Pedagógica e Município Agrinho.

O Agrinho é uma promoção do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural- SENAR-AR/CE e tem como missão despertar o interesse nos jovens da zona rural para temas como meio ambiente, cidadania, saúde e educação, todos já trabalhados. Além de fornecer informações fundamentais, o AGRINHO também capacita os docentes e promove maior integração entre escola, professor, aluno e comunidade rural, promovendo a fixação destes jovens no campo.

Participam do concurso deste ano 188.521 alunos de 1.571 escolas do ensino fundamental de escolas públicas rurais de 39 municípios cearenses. São eles: Tianguá, Ubajara, Quixeré, Cascavel, Pindoretama, Guaiúba, Frecheirinha, Mucambo, Ibiapina, São Benedito, Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Ipú, Caridade, Itapiúna, Capistrano, Ocara, Aracoiaba, Aratuba, Baturité, Guaramiranga, Mulungu, Palmácia, Pacoti, Redenção, Barreira, Acarape, Beberibe, Fortim, Aracati, Icapuí, Itaiçaba, Jaguaruana, Russas, Limoeiro do Norte,  Tabuleiro do Norte, São João do Jaguaribe,  Morada Nova e Ibicuitinga.

Os alunos tiveram seus trabalhos analisados por uma Comissão composta de representantes das áreas técnicas e pedagógicas do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-SENAR em parceria com a Secretaria da Educação Básica do Estado-Seduc e dos demais parceiros que colaboram com o concurso. Os melhores trabalhos receberão prêmios que vão de motocicleta, bicicleta, a computador, mini-system, entre outros. O tema deste ano é SÁUDE e busca instruir e disseminar conhecimento para os jovens estudantes da zona rural que estão em processo de aprendizado. No Centro de Negócios do Sebrae os trabalhos serão expostos e o resultado só é anunciado no momento da solenidade, informa a coordenadora do Agrinho, Kely Cláudio.

O Agrinho existe há 11 anos e tem fim educativo, transformador e motivador, neste período já atendeu a mais de um milhão de alunos da zona rural do Estado. Ele busca contribuir para um processo positivo de mudança nas atitudes e mentalidades das crianças e adolescentes da área rural que estão no ensino fundamental, disse o superintendente do SENAR-AR/CE, Anizio de Carvalho Junior, que estará presente na festa. O Agrinho é resultado de uma forte parceria entre Governo Estadual, Prefeituras Municipais, FAEC/Sindicatos, SEBRAE, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, AGRIPEC/Fundação Beto Sturdat, Instituto Tortuga, IBAMA, dentre outros parceiros.
Maiores informações: – SENAR-CE- 35358031