O desembargador federal da 7ª Região do Tribunal Regional do Trabalho-TRT, Francisco José Gomes, esteve hoje, dia 10, em visita ao presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará, Flávio Saboya, a quem foi solicitar o apoio para a realização de um Seminário sobre Segurança no Trabalho Rural , na região da Ibiapaba. O desembargador está preocupado com a segurança do trabalho rural, com o uso de agrotóxicos, e com alguns artigos da NR-31- que segundo informou não estão claras, e começam a criar jurisprudência.
O TRT, a FAEC e o Ministério do Trabalho irão elaborar uma cartilha conjunta sobre prevenção de doenças e acidentes no meio rural, a ser lançada durante o Seminário Ibiapaba e, segundo Flavio Saboya a federação tem todo interesse em colaborar , pois entende que todos os organismos querem é a segurança jurídica para o cidadão e para o empregador.
Segundo ele, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil- CNA, que congrega as 27 federações do país, possui uma Comissão que estuda esta questão ,coordenada pelo técnico Cristiano Zaranza, que será convidado a participar do referido Seminário, para expor os estudos e mudanças propostas pela Comissão Nacional Paritária Rural sobre a prevenção de doenças e acidentes no meio rural.
O desembargador esteve nesta terca- feira, dia 8, participando de uma reunião no Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense- Agropacto, promovido pela FAEC, quando fez uma palestra sobre segurança do trabalho no campo, e quer de agora em diante manter contatos com a federação , na busca de uma maior aproximação com os produtores rurais.
A reunião contou ainda com as presenças da Assessora do TRT- 7a Região, Vladia Portela, e das assessoras da Faec, Ivonisa Holanda e Jucileide Nogueira, que integram o Conselho Estadual do Trabalho representando a Federação.
Ass.. De Imprensa Sistema FAEC/ Senar- CE