Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Ceará

Quem Somos

O que é o SENAR

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR-AR/CE, é uma entidade de direito privado, paraestatal e integrante do chamado “Sistema S”, desenvolvendo função pública ao lado do Estado. Foi criado pelo Conselho Deliberativo do SENAR Administração Central, por meio da Portaria n.005/1994, estando vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará – FAEC. O SENAR-AR/CE tem por objetivo organizar, executar e administrar ações de ensino da Formação Profissional Rural (FPR); da Promoção Social (PS); e de Programas e Projetos Especiais (PPE), para profissionais e trabalhadores da atividade rural no Estado do Ceará. Acrescentam-se, ainda, as ações de Educação Formal (EFO) presencial, semipresencial e à distância (EaD), Assistência Técnica e Gerencial (ATEG) nas áreas de agricultura, pecuária, silvicultura, aquicultura, agroindústria, sistemas integrados de produção, sendo todas as ações ofertadas de forma gratuita. Há 30 anos cumpre com a sua missão de trabalho, disponibilizando ao público alvo uma oferta educativa variada, a partir das quais são desenvolvidas competências profissionais, que contribuem para o avanço socioeconômico das pessoas do meio rural cearense.

Missão

Realizar a Educação Profissional, a Assistência Técnica e Gerencial, às atividades de Promoção Social, contribuindo para um cenário de crescente desenvolvimento da produção sustentável, da competitividade e de avanços sociais no campo.

Visão de Futuro

Ser referência em educação profissional rural na disseminação de metodologias comprometidas com a sustentabilidade, ações desenvolvidas através de processo educativo e democrático, um instrumento capaz de atender às demandas do mundo rural, que está em permanente mudança, vinculando essa formação ao mercado de trabalho, informando e orientando profissionais sempre centrados numa ocupação, adequando-os ao nível tecnológico exigido para a ocupação, viabilizando a geração de ganhos e o aumento da produtividade no trabalho.

Valores

  • Ética
  • Sustentabilidade
  • Comprometimento
  • Responsabilidade Social
  • Transparência
  • Inovação

Metodologia

A Metodologia de ensino do SENAR baseia-se em três princípios básicos:

  • O Ensinar a Fazer Fazendo
  • O Aprender a Fazer Fazendo
  • A Construção de um novo Conhecimento

Os dois primeiros exprimem o caráter prático das ações e atividades, onde o evento transforma-se numa seqüência de demonstrações planejadas.

O último exprime a essência do MÉTODO PARTICIPATIVO, onde o ensino é centrado na participação ativa de quem aprende. A aprendizagem realiza-se mediante a ação do educando.

O diálogo permeia todo o processo, no qual educador e educando estabelecem comunicação horizontal, sem predomínio do saber de um sobre o do outro. Os saberes diferenciados não são tidos como concorrentes ou excludentes, mas complementares.

Usando lavouras, pastagens e instalações rurais como sala de aula, o SENAR utiliza basicamente as técnicas instrucionais Exposição Dinamizada e Demonstração, onde a demonstração com a repetição pelos treinandos constitui o arcabouço principal do processo ensino-aprendizagem.