O superintendente do SENARCE, Paulo Helder de Alencar Braga esteve em visita a Sede do Senar na Paraíba de 20 a 22 de janeiro, onde foi conhecer o sistema Rede e-Tec de ensino a distância, lá já funciona com grande sucesso dois pólos, um na capital João Pessoa e outro no Município de Lagoa Grande, na sede do Sindicato Rural.
Paulo Helder voltou impressionado com a organização do sistema que já funciona há dois anos e onde já foram capacitadas 108 pessoas entre filhos de produtores rurais e técnicos interessados em se capacitar no agronegócio. Lá ele foi recebido pelo Superintendente do Senar-PB, Sérgio Martins e pela Coordenadora da Rede que fizeram toda uma apresentação do projeto e se comprometeram a ajudar na implantação do sistema no Senar do Ceará. Segundo Paulo Helder, essa é uma ação muito importante “Estamos entrando em outro seguimento que é a educação formal, dando assim um ponta-pé inicial para a instalação futura da Faculdade CNA no Ceará”. Para tanto ele entende que é necessário promover uma sensibilização dos funcionários do sistema FAEC/SENAR e Sindicatos Rurais para que o programa tenha êxito aqui no estado do Ceará. A ideia do superintendente do SENAR-CE é implantar este ano no estado dois polos do referido Programa, sendo uma na capital Cearense e outro no Sindicato Rural de Cascavel abrangendo a Região do litoral leste.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR há mais de 20 anos leva qualificação profissional e ações de promoção social para pessoas que vivem e trabalham no meio rural. Neste período, atendeu mais de 60 milhões de pessoas em todo o Brasil. Além das atividades educacionais práticas em campo, o SENAR conta com o Portal EaD SENAR, que apoia a expansão do acesso ao conhecimento para quem reside em municípios de base agropecuária e localidades rurais mais afastadas. Com isso, o SENAR contribui, também, para a disseminação do conhecimento no meio rural.
O que é a Rede e-Tec
Agora, o SENAR aderiu ao programa Rede e-Tec Brasil para intensificar ainda mais suas ações, aumentando a oferta de oportunidades de estudos para as pessoas do campo.
A Rede e-Tec Brasil é um programa do Ministério da Educação – MEC instituído pelo Decreto nº 7.589, de 2011. Esta ação faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC, cuja principal finalidade é promover de maneira democrática o acesso à Educação Profissional e Tecnológica (EPT), beneficiando-se das possibilidades de alcance e estratégias metodológicas da Educação a Distância (EaD).