O Superintendente do IBAMA no Ceará, Gabriel Sobreira Lopes, participou nesta segunda-feira, dia 23, na sede do Sistema FAEC/SENAR-CE , em Fortaleza, da abertura do Curso de Gestão Ambiental na propriedade rural- turma da capital e Região Metropolitana- que será estendido a 28 turmas em vários municípios , beneficiando 800 participantes. No mesmo dia , houve também a abertura das turmas de Milagres e Quixeramobim, cada um com 40 produtores, com a participação do Coordenador de Projetos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural- do Ceará, Lauro Ramos Torres de Melo Filho.
O Superintendente do IBAMA a disse que a finalidade é fazer um trabalho de prevenção e não somente de punição e uma das formas que encontramos foi fechar parcerias com diversos órgãos para chegar mais perto do produtor e o SENAR é um dos agentes que leva informação e capacitação lá na ponta . Estamos em articulação com vários órgãos e a ideia é atingir um maior número de pessoas para evitar autuações. Segundo ele, o desmatamento ainda é a pior causa de multas, principalmente através de queimadas , que segundo dados do próprio Órgão , aumentaram 40%, em 2016.
A importância desse curso é muito grande, pois não gostamos de multar nenhum proprietário rural e muitas vezes a degradação acontece por falta de informação, por pura ignorância daquele produtor que não tem conhecimento técnico adequado para o manejo da terra. O que faremos nos cursos é levar esse conhecimento da Gestão, pois a maior parte do problema é falta de gestão ambiental na produção rural, de modo que o produtor não incida nas infrações ambientais que podem gerar uma autuação para eles, prolongando a vida útil da terra e a subsistência dele., disse o superintendente do IBAMA.
O BNB também é parceiro do curso e segundo a gerente de Desenvolvimento Territorial do BNB, Jeania Gomes que esteve presente à abertura é uma oportunidade que está se dando ao produtor de adquirir mais conhecimentos. O Superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Ceará, Sérgio Oliveira da Silva presente a abertura disse que o SENAR já capacitou no dia 12 de fevereiro 11 instrutores para levar as informações ao produtores diretamente na propriedade, e que a primeira capacitação foi feita por um instrutor do IBAMA, Miller Câmara.
O Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará , Flávio Saboya, o vice-presidente Rodrigo Diógenes e o vice-presidente de administração e presidente do Sindicato Rural de Ibaretama Carlos Bezerra, participaram da abertura do Curso. Para Flávio Saboya, é importante que os produtores conheçam o Projeto Biomas Caatinga, que vem sendo pesquisado há 9 anos na cidade de Ibaretama, com a finalidade de estudar a preservação de nossas árvores e sua utilização como fonte de renda. O presidente do SINRURAL de Ibaretama, destacou que o produtor doa 20% de sua propriedade para preservação ambiental e ainda se encarrega de mantê-la, sendo o Brasil o país que mais preserva o meio ambiente.
Municípios Beneficiados
FORTALEZA – QUIXERAMOBIM – MILAGRES – IGUATU – LIMOEIRO DO NORTE – CRATEÚS – ITAPIPOCA – PACOTI – GRANJA – CRATO – MOMBAÇA – SOBRAL – QUIXADÁ – BEBERIBE – UBAJARA – CEDRO – BARREIRA – LAVRAS DA MANGABEIRA – MONSENHOR TABOSA – TRAIRI – MORRINHOS – MAURITI – SOBRAL – JAGUARIBE – ALCÂNTARAS – SENADOR POMPEU
Confira entrevista com o Superintendente do IBAMA, Gabriel Sobreira