Segundo dados do Censo Agropecuário 2017 do IBGE, 61% dos produtores rurais estão na faixa etária de 30 a 60 anos. Com relação ao sexo, o Censo demonstrou que 80% dos produtores são homens e 19% são mulheres. A sucessão no campo é uma realidade que tem que ser enfrentada pelos jovens produtores. Aqui no Ceará, na Fazenda Ferreira, município de Palhano, encontramos as duas situações: uma jovem de 23 anos e mulher que desde os 15 anos assumiu a parte jurídica e contábil da Fazenda de seu pai, estuda Zootecnia na UFC, tem um programa de Rádio e ainda é vereadora na cidade, aliás a única mulher vereadora e ainda por cima, é articuladora do Serviço Nacional de Aprendizagem.
Tainar Ferreira, é uma dessas mulheres que segue seu destino empunhando a bandeira do campo tanto no dia a dia, como no programa de rádio e na política. “Nunca o trabalho foi empecilho para mim nem para meu irmão, que começou a dirigir trator aos 8 anos e hoje é um operador agrícola surpreendente, e eu aos 11 anos, fui estudar na cidade de Aracati, mas voltava nos finais de semana para a propriedade rural , até que consegui entra r na Universidade Federal do Ceará no curso de Zootecnia, sendo há dois anos articuladora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural –Senar-CE. A parte econômica e jurídica da propriedade continua comigo até hoje, meu avó sempre dizia “o trabalho dignifica o homem” e hoje ele se contrapõe com os filhos dos funcionários dele, porque tem uma galerinha jovem que está bastante ociosa, a marginalidade chegando onde existia tranqüilidade”, disse.
Para ela, a produção agrícola é a base do campo e o público alvo de hoje deve ser o jovem,” a gente precisa se informar mais, incentivar estes jovens a produzir, trazer a tecnologia para o semiárido, a tecnologia para a caatinga, porque temos que otimizar a produção agrícola”. Infelizmente a maioria das pessoas da cidade gosta de tratar o produtor como um pobre, cansado, fadigado, mas não é essa imagem que eu tenho e que se deve ter do produtor, ele é um homem forte, íntegro, que não desiste jamais, e trabalhando com tecnologia e capacitação ele tem a sua ascensão financeira, destacou Tainar .
Programa Encanto Rural e o SENAR
O Programa de Rádio Encanto Rural apresentado por Tainar Ferreira prioriza a cultura regional, toca toada , forró e entrevistas. Toda semana , às terças feiras, às 6 :30hs, tem um entrevistado ,levando informação ao produtor rural através deste meio dinâmico interativo que é o rádio. Antes desse nosso programa muitas pessoas não conheciam os cursos de Senar-Ce e hoje estão solicitando cursos para a sua região. Fiz um contato com o Sindicato Rural de Russas, que tem como presidente o produtor Pedro Maia Rocha Júnior, e desde então, vem contando com o nosso apoio na articulação dos produtores na Região do Baixo Jaguaribe. Este ano, através o Sinrural de Russas já foram ministrados 7 cursos em localidades do município de Palhano, beneficiando 117 produtores, nas áreas de apicultura, avicultura, olericultura orgânica, trabalhador e operador na manutenção de tratores, e produção artesanal de pães, este ultimo, tendo grande aceitação entre o publico feminino. Ano passado, foram 129 produtores atendidos em 8 cursos.
O Senar é hoje um grande instrumento de capacitação na nossa Região, o produtor precisa de estudo, de uma contribuição imensa, por isso temos que buscar parceiros, e o Senar é um grande parceiro, quem quiser se capacitar mais busque um cursos técnico ou a uma graduação, tem inclusive a Faculdade CNA, que está iniciando em Fortaleza, com cinco cursos, entre eles, os de gestão do agronegócio e gestão ambiental.
O programa Encanto Rural, vai ao ar toda terça-feira, às 6:30 hs, pela FM 104,9-de Palhano, e é transmitido ao vivo pelo Facebook (Thainá ferreira), já tem hoje 5 mil seguidores.
Centro de Treinamento em Equinocultura e Vaquejada
Como estudante de zootecnia Tainar Ferreira , montou na Fazenda dos seus pais , um Centro de Treinamento de Equinos, equipado com brete para contenção de animais, onde se realizam também vaquejadas, um hobbie da Tainar , cursos de doma racial, e o mais recente será no dia 11 de setembro sobre Inseminação Artificial.
No dia 22 de setembro, dia do Produtor, ela está organizando um dia especial no Assentamento Vale Santa Maria, no distrito de São José, em Palhano.
Att. Assessoria de Imprensa Sistema FAEC/SENAR –CE
Jornalista Responsável: Silvana Frota- MTB-432
Maiores Informações: Tainar Ferreira : 88-99644-89-86