FORTALEZA- CE – Nesta segunda- feira, 21,a partir das 14 horas, na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará- Faec , será assinado um termo de cooperação entre o Sistema Faec/ Senar e os Sindicatos Rurais, com vistas a execução do Cadastro Ambiental Rural- CAR, uma exigência prevista no novo Código Florestal. Na ocasião será feito o lançamento do início dos trabalhos do CAR, no sistemaFAEC /Senar/Sinrural , que contará coma presença dos secretários de estado, Dedé Teixeira, da Secretaria de Desenvolvimento Agrário -Sda, Artur Bruno , da Secretaria do Meio Ambiente e Osmar Baquit, da Secretaria de Agricultura, Pesca e Aquicultura- SEAPA, o presidente da SEMACE e do IDACE , todos envolvidos nesse procedimento cujo prazo se encerra dia cinco de maio de 2016. Hoje, estima- se em torno de 100 mil proprietários vinculados ao sistema que possuem quatro módulos rurais, informa o Presidente da Faec, Flávio Viriato de Saboya Neto, exigindo um esforço concentrado dessas instituições para cumprir o prazo determinado.
Segundo Flávio Saboya o tema preocupa os produtores rurais, muitos deles têm encontrado dificuldade no preenchimento do cadastro e, para que todos possam cumprir sem problemas o novo prazo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar já capacitou seus instrutores para orientar nesse trabalho e o Senar nacional criou também um curso à distância sobre o CAR. . É fundamental que o produtor faça o registro para não perder o acesso à benefícios como crédito, financiamento e isenção de impostos”, ressalta Saboya.
Pelo termo de cooperação o objetivo é a mútua conjugação de esforços e a efetiva participação dos convenentes para a disponibilização aos produtores rurais cearenses do serviço de preenchimento do Cadastro Ambiental Rural- CAR, na forma da legislação vigente. Caberá ao Sistema FAEC / Senar selecionar e capacitar as empresas/ profissionais que prestarão os serviços aos produtores rurais para a aplicação da legislação ambiental vigente, especialmente quanto ao SICAR.Já os Sindicatos Rurais ficam na obrigação de organizar a demanda na base sindical, agendar as datas para a realização do serviço, disponibilizar o local, a infraestrutura e conexão à internet, enviando mensalmente, para o Sistema Faec/ Senar as informações quanto a quantidade de produtores rurais atendidos.
CURSO PELA INTERNET
Totalmente gratuito e feito pela Internet, o curso traz informações sobre o novo Código Florestal e ensina o passo a passo para o cadastro no site especialmente criado pelo Governo Federal. O prazo estipulado é até maio de 2016 e todos os produtores – pequenos, médios e grandes – precisam se regularizar. As aulas são oferecidas através do portal de educação a distância do SENAR (http://ead.senar.org.br/).