O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-Senar- Nacional, que faz parte do Sistema da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil-CNA, vai implantar 10 Centros de Excelência em Educação Profissional e Assistência Técnica Rural no Brasil, dois serão no Nordeste, um no Ceará, em Sobral, sobre Caprinovinocultura e outro na Bahia, em Juazeiro, sobre Fruticultura. De 8 a 10 de abril, técnicos de várias áreas estiveram reunidos, no Hotel Sonata Iracema, em Fortaleza, para formação de um comitê nacional, definir as ocupações da cadeia da ovinocaprinocultura e a metodologia do curso, identificar o perfil dos profissionais de nível médio a serem formados de acordo com as expectativas do produtor rural moderno e adequar as novas tecnologias já avaliadas pelo setor de pesquisa e utiliza-las na prática ,levando-as também àqueles produtores que ainda não se enquadram neste novo perfil de produção.
O evento foi aberto pelo Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará -Faec e ,Presidente do Conselho Deliberativo do Senar-Ce, Flávio Saboya que explicou a importância e o porquê da localização do Centro de Excelência em Caprinovinocultura em Sobral, que segundo ele, vem somar com o Centro Nacional de Pesquisas de Caprinos da Embrapa, com sede também em Sobral, unindo a pesquisa com a extensão, no sentido de aprimorar cada vez mais os conhecimentos dos produtores e de suas famílias. Além disso, conforme ressaltou, a cidade tem duas escolas de formação superior, uma de Veterinária, da UECE, e outra de Zootecnia, da Uva, podendo fornecer os professores para o referido Centro. Sobral tem também uma infraestrutura hoteleira muito boa em condições de receber profissionais e técnicos de diversos estados do Brasil, disse Saboya.
O superintendente do Senar-Ce, Paulo Hélder de Alencar Braga, presente ao encontro afirmou que o terreno da sede do Centro de Excelência em Sobral já foi doado pelo governo do Estado, devendo ocupar uma área de 2 hectares, e que a obra será iniciada em 2015, para funcionar a partir de 2016. O Centro vai formar técnicos de nível médio, com habilitação ou especialização técnica. A nossa excelência vai estar centrada na inovação e na qualidade do ensino, ressaltou o superintendente do Senar-Ce. Para o chefe geral do Centro Nacional de Caprinos da Embrapa, Evandro Holanda, o Centro de Excelência do Senar em Sobral, é uma grande iniciativa para apoiar a inovação tecnológica das cadeias produtivas dos produtos de caprinos e ovinos, ampliando as oportunidades de inclusão sócio produtiva e da empregabilidade no meio rural.