O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-SENAR-CE, deu inicio neste dia 4/02, segunda feira, prosseguindo até quinta-feira,7, um curso de 32 horas, para instrutores da COCEPAT- Cooperativa de Trabalho para Prestação de Serviço e Assistência Técnica, sobre Administração da Propriedade Rural , uma nova modalidade de capacitação que visa orientar os produtores rurais para que alcancem cada vez maior eficiência, gerenciando com competência suas atividades, com tecnologia adequada , segurança e respeito ao meio ambiente. Serão treinados 20 instrutores e segundo a Diretora Técnica do SENAR, Kelly Claúdio os mesmos já vão começar a atuar no Programa de Assistência Técnica e Gerencial –ATeg do SENAR que terá inicio até março próximo. Os presidentes de Sindicatos estão formando seus grupos , já temos 40 Sindicatos estruturando suas turmas de ATeg, que beneficiará inicialmente 8900 produtores, disse Kelly Claudio.
A presidente do Sindicato Rural de Barreira, Elineide Brilhante Torres uma que participa do Curso disse que esse tipo de informação só agregam valor ao nosso conhecimento e que isto o SENAR vem proporcionando a cada dia, tanto para os instrutores como aos produtores. Tenho certeza que vou sair daqui mais preparada.
Estiveram presentes na abertura do Curso, o Superintendente do SENAR-CE, Sérgio Oliveira da Silva, o Vice-Presidentes da FAEC, Rodrigo Diógenes, o Vice-Presidente de Administração , da FAEC Carlos Bezerra , o Diretor da COCEPAT, Eduardo Magalhães, as novas Supervisoras do SENAR, Mariana Menezes e Roberta Sá, e a pedagoga Karilena Montenegro, que vão acompanhar o curso. Segundo Kelly Claudio, o acompanhamento da supervisão in loco, e através do Programa SENAR nas Nuvens.
O Superintendente Sérgio Oliveira destacou a importância do curso adquirindo novos conhecimento sobre a administração da propriedade rural e também conscientizar o s produtores rurais sobre a administração como fator de desenvolvimento da propriedade. O trabalho de vocês é tão importante que os produtores pedem o retorno à propriedade, só temos a crescer com vocês. Sergio deu também algumas informações sobre o Programa ATeg que será iniciado brevemente e deverá contar com o apoio de todos. Ele disse que o SENAR-CE conta inicialmente com o apoio financeiro do Senar nacional e que juntamente com a FAEC está buscando recursos junto ao Banco do Nordeste, através de programas de incentivos fiscais, para levar assistência técnica gratuita aos produtores cearenses.
Em seguida, o facilitar instrutor do SENAR, Elias Batista, deu inicio a programação informando sobra a metodologia do Curso de Administração na Propriedade Rural, com a distribuição de uma cartilha com o conteúdo básico, dividido em cinco capítulos: Identificar a Missão e os Objetivos da Propriedade Rural, Caracterizar o processo administrativo, Planejar os Negócios da Propriedade Rural, Organizar a Empresa e Dirigir a Empresa.