A Semana Nacional da Carne Suína termina nesta sexta-feira, 16 em São Paulo,, mostrando a qualidade e praticidade da carne a centenas de brasileiros . A parceria entre ABCS (Associação Brasileira dos Criadores de Suínos), Sebrae Nacional, Abras (Associação Brasileira de Supermercados), Grupo Pão de Açúcar e o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), sob o slogan “A Carne Suína é 10”, leva o produto a todas lojas do GPA (Grupo Pão de Açúcar) para estimular o consumo do produto e trazer maior sustentabilidade a 700 mil empregos diretos mantidos hoje pela suinocultura no Brasil.
A abertura oficial da Semana Nacional da Carne Suína ocorreu no Hotel Golden Tulip Park Plaza, em São Paulo, contou com as presenças do ministro da Agricultura, Antônio Andrade;
do presidente da ABCS, Marcelo Lopes; do presidente do GPA, Enéas Pestana; presidentes de associações de produtores, representantes do Sebrae Nacional; entre outras autoridades. O presidente da Associação Cearense de Suinocultores –ASCE, Paulo Helder de Alencar Braga e a gestora do PNDS-(Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura) no Estado, Paula Braga, participaram do evento.
A Semana da Carne Suína mostra a importância da suinocultura para economia do país e a mobilização de todo o setor, disse o Presidente da ASCE, que desde 2014 vem trabalhando a cadeia produtiva através do PNDS, com resultados altamente positivos, destacando a realização de oficinas gastronômicas nos supermercados da Rede Pão de Açúcar, em feiras agropecuárias com o Boteco do Suíno promovendo degustação de varias receitas, qualificação de estudantes de nutrição e gastronomia em palestras de saudabilidade e cursos de corte. Estas ações aumentaram o consumo da carne no Ceará, que antes era em torno de 3 kg por pessoa, para 7 kg por pessoa., disse Palo Helder Braga que é também superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, no Ceará.
A ampla preparação conduzida a nível nacional pela ABCS por meio do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura, incluiu 47 Cursos de Cortes a 770 líderes de açougue, das 507 lojas do Grupo; sensibilizou clientes convidados do programa de fidelidade das redes do Grupo em 31 Oficinas Gastronômicas das principais lojas e qualificou mais de 1.000 estudantes de nutrição e gastronomia em Palestras de Saudabilidade nas principais capitais do país.
“A execução foi um processo ousado para a nossa equipe mas cumprimos com o compromisso de capacitar todos os lideres de açougues da maior rede varejista do país com curso de cortes e palestras, além de realizar oficinas gastronômicas em suas principais lojas e palestras de saudabilidade em grandes capitais do Brasil”, explicou a coordenadora nacional do PNDS, Lívia Machado.
Ao mesmo tempo em que as capacitações ocorriam, a mobilização do setor – outra meta fundamental da campanha – ganhou corpo. Por todo o país, produtores, empresas de insumos e agroindústrias começaram a promover ações sob o slogan “A Carne Suína é 10!”, de fácil identificação e com referência ao futebol que é uma paixão nacional e ainda mais em evidência pela Copa do Mundo a ser disputada no Brasil em 2014.
“Um dos objetivos era justamente levar ao setor que a responsabilidade por aumentar o consumo e reposicionar a carne suína perante os consumidores é um trabalho de todos. O primeiro desafio é aumentar o consumo mas mobilizar a suinocultura é tão importante quanto para perenizar resultados e aumentar nossa força de representação em uma estratégia única. Várias empresas e associações lançaram ações por todo o país. Esta meta foi cumprida com êxito”, avalia o diretor-executivo da ABCS, Fabiano Coser.
Assim, até o próximo dia 16 de outubro, todas as unidades do GPA terão a carne suína em destaque bem como dezenas de empresas e amigos da suinocultura brasileira realizarão ações nos quatro cantos do país.
Att. Jornalista Silvana Frota
Ass. De Imprensa do Sistema FAEC/SENAR -CE