Começa na próxima quarta-feira, 1° de novembro, a segunda etapa da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa 2023. O período de vacinação vai até o dia 30 de novembro. E a declaração da vacinação deverá ser entregue até o dia 15 de dezembro.
Nesta etapa, devem ser vacinados apenas bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade, o que representa cerca de 925 mil animais no Ceará. A dosagem é de 2ml por animal.
A entrega da declaração da vacinação pode ser feita no Portal do Produtor, no site da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), www.adagri.ce.gov.br, ou de forma presencial nos Núcleos Locais da Agência ou dos escritórios parceiros do respectivo município.
Ao declarar a vacinação, o produtor deve apresentar também a geolocalização do imóvel, ou por meio do Cadastro Ambiental Rural (CAR) ou outro documento que comprove a localização da propriedade.
Para que o Ceará receba o status de Livre de Febre Aftosa sem Vacinação junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), é necessário que nas próximas etapas o índice de vacinação esteja acima de 90%, por município.
Com o rebanho livre de Febre Aftosa sem vacinação não há barreiras sanitárias para o comércio de animais vivos, seus produtos e subprodutos no nacional e no exterior.
A Campanha é realizada pela Adagri, agência vinculada da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), em parceria com o Sistema Faec/Senar, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) e municípios.