O Agrinho de São João do Jaguaribe vem inovando a cada dia. Para estimular a comunicação entre os alunos e professores, neste período de recesso escolar causado pela pandemia do coronavírus, criou o Projeto – “Alô História o AGRINHO em sua casa”, que tem como objetivo levar um pouco de alegria para as famílias. Três vezes por semana uma professora das escolas participantes do Agrinho liga para uma família e conta uma história por telefone, inclusive a coordenadora também participa. As famílias estão adorando e está sendo o maior sucesso na cidade, garante a coordenadora municipal Danielle Bezerra.
A primeira criança a receber o Alô Agrinho em sua casa”, mora no Sítio Várzea Alegre e é aluna da Escola de Ensino Fundamental – EMF Bevenuto Ferreira Maia, localizado no Sítio Bom Jesus. A referida escola está trabalhando também com o Jornal “Conta Comigo”, uma importante ferramenta de comunicação dentro do Projeto Pedagógico do Agrinho 2020. Um dos objetivos desse trabalho é promover o cooperativismo e foi pensando nisso, que no dia 18 de maio, o Agrinho entrou na luta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes, juntamente com o Programa PETECA, o Conselho Tutelar e demais secretarias municipais. A edição do jornal foi toda voltada para esse assunto. A população da cidade teve acesso por meio das redes sociais.
A Escola de Ensino Fundamental Milton Chaves e toda comunidade escolar também aderiram à Campanha 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, cooperando com o AGRINHO. Várias crianças gravaram um vídeo dando depoimentos e mostrando desenhos e frases pedindo o fim do abuso, numa demonstração de envolvimento de toda a comunidade em torno desta temática. A aluna do 6° ano, Monique de Moura, escreveu e recitou um poema sobre os cuidados com a exploração sexual. Já a professora da EMEF João Guerreiro de Sousa Lima, de São João do Jaguaribe, utiliza o whatsapp e as redes sociais para trabalhar com as famílias dos alunos sobre a higienização necessária para se proteger contra o COVID -19.
JORNAL CONTA COMIGO
O jornal Conta Comigo de São João do Jaguaribe em sua primeira edição, trouxe a história da origem do combate ao abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes, com editorial assinado pela aluna Giselle Cristina Chaves Lima , do 7° ano da Escola EMF Bevenuto Ferreira Maia. A coluna “verdades e mitos” sobre a exploração, pela aluna Maria Eduarda Chaves Lima, um quiz com perguntas verdadeiro ou falso, e ainda poemas acróstico e desenhos. O aluno do 8° ano, Gabriel Jesus e Silva, apresentou dicas de cinema com o “Tá Ligado”. A página “Conta Pra mim” foi coordenada pela aluna Cleanne Alves Talma, o Mural, pelas alunas Raiza Oliveira Monteiro e Maria Geciany Oliveira Xavier e o Cartaz, pelas alunas Jaqueline Moreira da Silva e Edivânia Almeida. A equipe do Jornal , tem como direção geral Maria Cristiane Gomes Alves, Edição: Maria Elizoneide Alves e Revisão, de Leiriane Rodrigues Maia.