A Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promoveu, neste sábado, 14, o terceiro encontro da etapa nacional do Programa CNA Jovem 2020/2021. Um ano todo dedicado a debates sobre liderança, bate-papo sobre sustentabilidade e inovação além da apresentação de soluções desenvolvidas pelos jovens para “colocar à prova” as propostas aos desafios do agro brasileiro com o objetivo de desenvolver novas lideranças para o setor a partir do estímulo de habilidades e competências empreendedoras.
Pela primeira vez, toda esta edição foi realizada virtualmente devido à pandemia. “Desde o início da jornada, em agosto de 2020, já são mais de 200 horas de trabalho. Ao longo desse tempo, percebemos o engajamento, comprometimento e a evolução dos jovens nos mais diversos aspectos”, destaca a coordenadora nacional do CNA Jovem, Fernanda Jackeline Nonato.
Liderança empreendedora – O jovem que passa pelo CNA Jovem tem oportunidade de participar de atividades e de discussões de grande relevância. Desde a primeira edição, em 2014, mais de 4.900 jovens já participaram de alguma etapa do programa.
Cearenses participam da etapa nacional – Quatro jovens cearenses participam da etapa nacional: Anyelly Soares, de Fortaleza; Caio Vasconcelos, de Santana do Acaraú; Matheus Alves, de Madalena e Raquel Barros, de Fortaleza. O último encontro do Programa CNA Jovem está previsto para o mês de outubro.
De acordo com o presidente do Sistema FAEC/SENAR-CE, Rodrigo Diógenes, o CNA Jovem é uma oportunidade e inserir os jovens do nosso setor produtivo na sucessão do campo, na sucessão do trabalho, da administração e do gerenciamento.
“Encontramos nesses jovens, ideias e projetos inovadores que têm o compromisso com o desenvolvimento do campo. “Fico muito feliz quando nós temos jovens de alto nível com conhecimento e comprometimento. O Sistema FAEC/SENAR/Sinrural agradece e parabeniza os quatro jovens líderes selecionados nesta edição do CNA Jovem,” reforça Diógenes.
“Foi um momento único de muito aprendizado com as oficinas e palestras, além de emocionante com a participação dos nossos familiares por meio de mensagens gravadas. Agradeço imensamente a toda a equipe do CNA pelo empenho, esforço e cuidado com cada integrante! Sou muito grata por tudo que tem sido proporcionado e cada pessoa que tive a oportunidade de conhecer, ainda que virtualmente,” destaca a jovem líder Anyelly Soares.
“O final de semana foi recheado de muito aprendizado com a definição de como o projeto final deve ser entregue. Agora é ajustar e revisar todas as ideias e validações realizadas para compilar em um único documento, direcionando a finalização deste sonho chamado CNA Jovem,” destaca Caio Vasconcelos.
“Que jornada incrível participar de um programa deste nível, promovido pela CNA Brasil. Com certeza o prêmio final será o melhor ganho frente a todo o desenvolvimento pessoal e profissional adquirido durante mais de um ano de dedicação e esforço diário por meio de reunião, treinamento, mentorias e outras ações! Orgulho em ser um Jovem Líder do Agro” completa o participante.