O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará – Crea-Ce, comemorou no ultimo dia 21, no Auditório Valdir Diogo (primeiro presidente da Fiec e terceiro presidente do Crea-Ce), na sede da Federação das Industrias do estado do Ceará, os seus 80 anos de fundação, A solenidade contou com a presença de destacadas autoridades estaduais e federais, como o Governador do Estado Camilo Santana, o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – Confea, José Tadeu da Silva, Presidente da Mutua-Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea, Vice-Presidente da Academia Nacional de Engenharia Francis Bogossian, Presidente da Fiec, Beto Studart, diversos secretários estaduais e municipais, deputados federais, estaduais, dirigentes de diversas academias.
A programação aberta pelo Presidente do Crea, engo civil Victor César Frota Pinto constou do lançamento de um livro contando a Historia dos 80 anos , a entrega do Troféu Crea – 2015, a outorga da Medalha Jorge Cordeiro a dois funcionários e a instalação da Academia Cearense de Engenharia, com a posse dos 40 membros titulares e 40 honorários, bem como beneméritos e correspondentes. A Academia tem como patrono, o Marechal Cassimiro Montenegro Filho, como Presidente o eng° civil Antonio Albuquerque de Sousa Filho e Presidente de honra o eng° Victor Cesar da Frota Pinto. Na ocasião foi lançada também a primeira revista oficial da Academia Cearense de Engenharia, apresentando todos os membros.
Conforme o presidente do Crea-Ce, Victor Frota Pinto, o momento guarda uma satisfação.O Conselho realmente contribuiu para o desenvolvimento do Estado do Ceará, uma vez que não existe nada que não tenha a mão da área tecnológica por trás”, afirma; O engenheiro destaca que os principais momentos dos 80 anos do Crea estão contemplados no livro, que inclui um trabalho criterioso de pesquisa dos arquivos do Crea-Ce desde sua fundação. Para que se tenha uma ideia, mais de 40 mil profisionasis ja se inscreveram esses 80 anos do CREA.
Governador destaca importância do Crea
O Governador Camilo Santana, homenageado com o Troféu Crea 2015, disse que a homenagem “muito me honra, pois além de pertencer a categoria fui secretário das cidades e do desenvolvimento agrário. Além disso, o governador ressaltou a qualidade dos profissionais que integram a Academia Cearense de Engenharia a maioria foram meus professores na UFC e são profissionais atuantes em várias áreas. Para mim, falar do Crea, da engenharia, é algo que começa dentro de casa, pois eu e meu pai somos engenheiros, falar do Crea é falar em construir, produzir, não somente estradas e pontes ou escolas, poios através dessas obras construímos no futuro das pessoas.
Flávio Saboya Acadêmico da ACE
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará FAEC engo agrônomo – Flávio Viriato de Saboya Neto, será um dos 40 membros da Academia Cearense de Engenharia- ACE, criada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará – CREA-CE, cuja solenidade será logo mais às 19 horas, na auditório Valdir Diogo da FIEC. Flávio Saboya ocupará a cadeira número 15, que tem como patrono o Dr. Juarez Ellery Barreira, engo agrônomo do Ministério da Agricultura, ocupante de diversas funções no Ministério sendo inclusive condecorado com a maior comenda do MAPA pelos seus 50 anos de serviço prestado aquele Ministério.