A solenidade de premiação do Programa Agrinho, em sua 20ª edição no Ceará, reuniu centenas de alunos e professores de todas as regiões do Estado na sexta-feira, 13 de dezembro, no Centro de Eventos do Ceará. A solenidade contou com a participação recorde de 70 municípios, o dobro do número registrado na edição de 2023.
Nestes municípios, o Sistema Faec/Senar atende 705 escolas rurais, 683 diretores, 821 coordenadores pedagógicos, 8.473 professores e 86.362 alunos, do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
No Agrinho 2024, mais de 3 mil trabalhos concorreram nos concursos de: Desenho 2° e 3° ano; Redação 4° e 5° ano; Redação 6° e 7° ano; e Redação 8° e 9° ano. Nestas categorias, são premiados alunos e professores. Também serão premiados professores no quesito experiência pedagógica. E, no prêmio Município Agrinho, as escolas também serão premiadas.
A premiação contemplou os 20 melhores trabalhos de alunos e professores, além dos 20 municípios destaques, com a premiação do Município Agrinho. Foram entregues 180 prêmios, entre os quais motocicletas, computadores, bicicletas, tv, notebook, impressoras e data shows.
O Agrinho promove a educação ambiental, o desenvolvimento sustentável, a saúde e a cidadania entre os estudantes, de 7 a 15 anos, da zona rural e urbana. No Ceará, o programa é realizado pelo Senar/CE, braço educativo da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec).