Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Ceará

Pecuária leiteira do Ceará quer dobrar produção em dez anos

O Ceará deve dobrar a produção da pecuária leiteira no Estado para 1,6 bilhão de litros anualmente nos próximos dez anos, segundo planeja a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faec). Um grupo de lideranças foi constituído oficialmente nesta sexta-feira, 11, e os trabalhos focam na regularização de pequenos produtores e na adoção de novas tecnologias para atingir a meta.

“A ideia é que essas pessoas mostrem para nós onde estão os gargalos e as deficiências para programar esse desenvolvimento”, afirmou Amílcar Silveira, presidente da Faec.

A oportunidade de atingir os 1,6 bilhão de litros, segundo ele, foi observada quando o setor constatou que 48% do leite consumido pelos cearenses vem de outros estados. E a conquista de uma fatia maior desse mercado pelo produtor local está, inicialmente, na certificação daqueles que já atuam.

O presidente da Faec enumera 2,5 mil queijeiros e lacticínios irregulares no Ceará que devem passar por processos de certificação, os quais vão proporcionar a venda dos itens em qualquer parte do País.

Início da regularização

“Nós estamos fazendo um trabalho em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e vamos regularizar os primeiros 50 queijeiros no município de Senador Pompeu. A data ainda está para ser fechada, mas o Sebrae vai entrar com 85% dos custos e o produtor com os 15% restantes”, detalha sobre os próximos passos da iniciativa.

Em média, cada queijeiro sem certificação precisa de R$ 10 mil para dotar a produção do certificado que o permite vender em restaurantes, supermercados e qualquer estabelecimento do País.

Silveira classificou a medida como “um processo de desburocratização” e disse ter o apoio do governo do Estado na ação. No evento desta sexta, o ex-presidente da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins, participou dos debates com os líderes locais.

Matéria veiculada no Jornal O Povo, conforme link abaixo: https://www.opovo.com.br/noticias/economia/2022/02/11/pecuaria-leiteira-do-ceara-quer-dobrar-producao-em-dez-anos.html