Por iniciativa do Sindicato dos Produtores Rurais dos municípios de Coreaú, Santana do Acaraú, Moraújo, Sobral, Massapê e Granja, aconteceu nos dias 25 e 26 de março a Missão Técnica à região do Vale do Jaguaribe. Dezoitos produtores rurais vieram da região Norte, dentre eles os presidentes dos sindicatos dos municípios acima citados, além de produtores de queijo e interessados pela atividade. Acompanhando o grupo estava a Coordenadora do Programa Leite Legal/SENAR-CE Carolina Machado e o Analista Técnico/ SEBRAE-CE, Tomaz Machado do Carmo.
Ao todo foram visitadas seis fábricas produtoras de queijo e creme e algumas que já produziam doce de leite. Estabelecimentos de grande porte, como é o caso do Laticínio Erika que recebe em média 18 mil litros de leite/dia, e já possui o selo de Inspeção Estadual. Ela produz e vende seus produtos em estabelecimentos próprios em Fortaleza e já adquiriu os equipamentos para iniciar a fabricação de bebidas lácteas. Foram visitados também pequenos e médios empresários, que embora estejam na atividade há algum tempo, somente agora começaram a entrar na formalidade e traçar uma nova estória de vida com a construção de pequenas fábricas, seguindo todos os protocolos sanitários que a lei exige. É o caso do Sr. Carlos Eduardo no município de Alto Santo, dono do Laticínio Boqueirão com captação diária de 4000 mil litros de leite. Ele já terminou a construção da fábrica e atualmente trabalha com os ajustes solicitados pela consultoria do SEBRAE na região e espera a liberação do S.I.E. pela ADAGRI.
Carolina Machado comentou sobre as visitas realizadas. “Foram dois dias de muito aprendizado e troca de experiências. Pouco tempo, mas esse tempo foi suficiente para contagiar os produtores com os exemplos de vida, estórias que nos levam a ter a certeza de que com força de vontade, coragem para trabalhar e a busca por novos conhecimentos podemos visualizar um futuro bem promissor pela frente”, disse a coordenadora.
Foram ao todo seis fábricas visitadas nos municípios de Morada Nova, Alto Santo, Jaguaribara e Jaguaretama. Todas as visitas foram também acompanhadas por Maria Elzileide Sousa, Analista SEBRAE e Expedito Diógenes, Presidente do Sindicato Rural de Jaguaretama.