Curso do Senar é de graça e totalmente à distância. Mesmo quem não tem muita intimidade com o computador consegue acompanhar as aulas tranquilamente
Produtor familiar Clayton Cardoso investe o conhecimento recebido no curso na plantação de abacaxi e maracujá.
No sertão mineiro, entre as serras do Vale do Mucuri, cresce uma bela plantação de abacaxi e maracujá. Frutos do esforço e dedicação do produtor familiar Clayton Cardoso. Em seu sítio, no município de Machacalis, Clayton também engorda um pequeno rebanho de gado e, jovem ainda, aos 36 anos, vê a sua produção crescer e prosperar como nunca. Trabalhar, sempre trabalhou duro na roça. A diferença é que agora ele tem uma visão mais clara do seu negócio e planeja melhor as ações e investimentos.
Bom aluno, Clayton aplica direitinho o que aprendeu no curso Trabalhador Empreendedor, oferecido pelo SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) em seu portal de ensino a distância: http://ead.senar.org.br/cursos/trabalhador-empreendedor . O curso é um dos três incluídos no Programa Empreendedorismo e Gestão de Negócios e foi criado justamente para abrir os olhos do produtor a novas possibilidades que possam incrementar sua atividade, aumentando os lucros.
“Muitos agricultores não percebem a produção rural como um negócio e, no curso, eles aprendem que para prosperar é preciso ter uma visão empreendedora” – observa Janaína Cassel, tutora do portal EaD SENAR. Clayton, sem dúvida, assimilou bem o conhecimento. “Com certeza, o curso mudou totalmente minha forma de administrar minha terra e a produção hoje rende bem mais” – garante ele.
Lucro em vez de prejuízo
Cerca de 28 mil alunos já passaram pelo curso Trabalhador Empreendedor, desde que começou a ser oferecido no portal EaD SENAR, há três anos. Assim como Clayton, muitos relatam casos de sucesso a partir do aprendizado, que inclui não apenas o desenvolvimento de uma visão ampliada e espírito empreendedor. Dividido em três módulos, o programa ensina também a importância do trabalho em equipe, do comprometimento e do autocontrole, além da prática fundamental de se avaliar riscos e possíveis consequências de uma ação.
A proposta, segundo Janaína Cassel, é levar o produtor a conhecer em detalhe cada particularidade do seu empreendimento para ser bem sucedido. A julgar por Clayton, o método funciona. “O agricultor costuma deixar as coisas acontecerem, contando sempre com a boa vontade da natureza. Às vezes a gente pensa que tá fazendo a coisa certa e nem percebe que está tendo prejuízo”.
Clayton conta que, depois do curso, passou a controlar sua propriedade e sua produção com mais rigor, o que o levou a descobrir onde ganhava ou perdia dinheiro. “Hoje faço as contas, anoto tudo. Percebi, por exemplo, que vinha fazendo inseminação artificial em vaca que não pagava o que comia, tava jogando dinheiro fora. Agora sei com segurança qual a vaca que dá retorno”.
A distância e gratuito
Para se inscrever no curso Trabalhador Empreendedor, só é preciso interesse. Qualquer pessoa com mais de 16 anos pode se matricular, acessando o endereço eletrônicohttp://ead.senar.org.br/cursos/trabalhador-empreendedor. O curso é de graça e totalmente à distância. Mesmo quem não tem muita intimidade com o computador consegue acompanhar as aulas tranquilamente.
Nas primeiras lições, o aluno aprende a navegar pelo ambiente. As aulas têm uma linguagem clara e ilustrações dinâmicas, com muitas atividades interessantes. Os alunos contam com o apoio permanente do professor/tutor para orientar e esclarecer dúvidas sobre o conteúdo, e de um monitor para solucionar as questões de informática.