Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Ceará

Lista de aprovados na seleção para o Curso Técnico em Agronegócio do SENAR sai nesta sexta-feira

Os candidatos a uma vaga no Curso Técnico em Agronegócio oferecido pelo SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) poderão conferir o gabarito oficial e a classificação final da seleção a partir desta sexta-feira, 28/07. O resultado estará disponível no site http://etec.senar.org.br e os aprovados não devem perder tempo, porque as matrículas serão abertas já no sábado, 29/07 e  só vão até a próxima terça-feira, 1º/08. As aulas começam em seguida, na quinta-feira, 03/08.

 As matrículas devem ser feitas na secretaria do polo de apoio da Rede e-Tec Brasil no SENAR onde o candidato está inscrito. Os documentos exigidos são originais ou fotocópias autenticadas em cartório do certificado do Ensino Médio; histórico escolar do Ensino Médio; carteira de identidade; CPF; certidão de nascimento ou, quando houve mudança de nome, a de casamento; uma foto 3×4 recente e, no caso dos maiores de 18 anos, título de eleitor com os comprovantes de votação da última eleição. Os homens, maiores de 18 anos, precisam apresentar ainda o certificado de reservista.

Para os aprovados, o dia certamente é de festa, pois enfrentaram uma alta concorrência. Em todo o País, 14.239 candidatos participaram da seleção para as 2.055 vagas oferecidas em 57 polos da rede, distribuídos por 19 estados. Um grande contingente de perfis  variados, incluindo desde trabalhadores  e jovens do campo que antes não  tiveram a chance de continuar os estudos, produtores rurais interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre o agronegócio, até profissionais com formação superior em diversas  categorias desejosos de atuarem no setor agropecuário.

 No entanto, produtores, trabalhadores e residentes nas zonas rurais formam o público preferencial do SENAR e, em caso de empate na seleção, têm prioridade. Pessoas como Agnaldo Costa Ferreira, pequeno produtor  de gado no município de Ouro Preto do Oeste, em Rondônia, aprovado na seleção realizada em janeiro último. Sempre ocupado com o trabalho em seu sítio, Agnaldo  havia abandonado os estudos na adolescência, desde que concluiu o Ensino Médio. “Essa iniciativa do SENAR foi uma ótima ideia, porque ajuda muita gente. Como o curso é semipresencial facilita bastante, ainda mais que é de graça. Se fosse presencial eu não ia conseguir fazer porque aqui no sítio é bem corrido, né?”

Com 1.230 horas/aula, o Curso Técnico em Agronegócio do SENAR alia a teoria à prática, disponibilizando oitenta por cento das aulas na internet e garantindo a experiência prática em aulas presenciais  nos polos da rede ou no campo, realizadas, geralmente, a cada quinzena. O currículo é estruturado de modo que, ao concluírem o curso, os alunos estejam prontos para atuar nos diferentes segmentos e cadeias produtivas do agronegócio seja na fazenda, em uma empresa, ou realizando pesquisas e assistência técnica. O diploma de nível técnico é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e registrado pelos Conselhos Regionais de Engenharia (CREAs)

 Apesar de estar ainda praticamente no início do curso, Agnaldo já sente que a formação técnica vai impulsionar o crescimento do seu negócio. “Eu decidi fazer o curso para ter mais conhecimento e poder aplicar no meu sítio. Pra gente que trabalha no campo é muito bom, ajuda bastante. O nível é bem alto e as matérias são muito bem passadas. Estou gostando muito. Já estou aplicando algumas coisas que aprendi em matéria de administração e também nas aulas de Técnica de Produção e de Sistema de Manejo”.

 

Central de Atendimento do curso Técnico em Agronegócio: 0800 642 0999 – De segunda a sábado, das 8 às 21 horas, no horário de Brasília