Recife/Pernambuco (26/07/2017) – A Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (FAEPE) promove o curso “Renegociação de Dívidas de Crédito Rural”, nesta terça-feira (25) e quarta-feira (26), no Recife. O objetivo é capacitar os presidentes de sindicatos rurais, a fim de orientar produtores endividados quanto a renegociação de seus débitos com os bancos.
O treinamento, ministrado pelo assessor técnico da CNA, Edvaldo Brito, apresenta os benefícios concedidos pela Lei 13.340/2016. Segundo a normativa, os produtores que contraíram financiamentos rurais até dezembro de 2011, terão até o final deste ano para liquidar ou prorrogar os débitos, com até 95% de desconto.
De acordo com o presidente da FAEPE, Pio Guerra, o foco é viabilizar embasamento técnico e jurídico para dar suporte aos produtores no processo de negociação junto às instituições financeiras.
A iniciativa, realizada em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), recomenda uma série de medidas a serem adotadas pelos proprietários rurais. “O produtor pode solicitar ao banco o extrato simplificado da sua conta, contendo todas as datas de liberação de crédito. Como também datas de pagamentos para amortização das dívidas desde a origem”, destaca o assessor técnico da CNA.
Para o presidente do Sindicato Rural de Sanharó e diretor da FAEPE, Francisco Viegas, essa capacitação é de suma importância porque a partir daí o sindicato poderá orientar corretamente seu associado, dando condições de o produtor pagar o valor certo definido pela lei.
Nesta quinta e sexta-feira (27 e 28.07), o representante da CNA estará em Petrolina para ministrar outro curso, na sede do Sindicato Rural do município, com lideranças sindicais do Sertão de Pernambuco.