Esse ano a FAEC foi homenageada em uma solenidade durante o VIII Congresso Nordestino de Produção Animal (CNPA), pelas ações empreendidas em favor do desenvolvimento da pecuária nordestina, conforme ressaltou Evandro Vasconcelos Holanda Júnior, Presidente do Congresso e Chefe Geral da Embrapa Caprinos e Ovinos. A homenagem foi entregue ao presidente em exercício da FAEC, Paulo Hélder de Alencar Braga, que destacou a importância do evento para a disseminação das pesquisas feitas pela Embrapa na área de produção animal, com avanços significativos. Além da FAEC, o SEBRAE, o Ministério da Integração Nacional e o Governo do Estado do Ceará também foram homenageados.
O evento é uma parceria entre a Sociedade Nordestina de Produção Animal (SNPA), juntamente com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Caprinos e Ovinos) e a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Com o tema “Inovação Tecnológica e Produção Animal do Nordeste” o VIII Congresso Nordestino de Produção Animal (CNPA) discutiu sobre o impacto das inovações geradas a partir de pesquisas agropecuárias. Do dia 11 ao dia 14 de novembro foi discutido na Fábrica de Negócios, aqui em Fortaleza tópicos de grande relevância para o Nordeste, tendo em vista que nossa região necessita de aumento de produtividade com baixo impacto ambiental e elevado impacto social.
O tema do Congresso foi discutido por especialistas nacionais e internacionais, nas diversas linhas de pesquisa da área de Produção Animal. Nomes como Zander Soares Navarro (Embrapa Estudos e Capacitações), Vitarque Lucas Paes Coelho (Ministério da Integração Nacional – MI), Joaquin Muller (Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária – INTA) e Manuel Sanchez (Inte American Institute for Cooperation on Agriculture – IICA), estiveram presentes no evento. Além disso, minicursos foram oferecidos, como: orçamento forrageiro, formulações de rações para animais monogástricos com uso de programa computacional, dentre outras. Além da troca de conhecimentos, o VIII CNPA é uma oportunidade de aproximar pessoas e instituições da área de Produção Animal, propiciando a soma de esforços, a criação de novas parcerias e trabalhos em conjunto.