A doença da mancha branca e do mal súbito no camarão vem atacado os criatórios em vários países da Ásia, já chegou ao México, a Malásia, Vietnã e Tailândia e segundo o Presidente da Associação dos Criadores de Camarão em Cativeiro do Ceará – ACCC- Cristiano Peixoto Maia isso ocorre em parte, por causa do clima, aqui o nosso clima é quente sendo mais difícil esses tipos de doenças. Ele garantiu que o camarão desses países NÃO chega ao Brasil , muito menos ao Ceará, no início de 2013 o MPA liberou a importação de camarão da Argentina , mas temendo transmissão de doenças de outros países a ABCC- Associação Brasileira dos Criadores de Camarão – entrou com um liminar que permanece até hoje. O presidente da ABCC- Itamar Rocha presente à reunião, informou que o palestrante fará a abertura do XII SIMPÓSIO INTERNACIONAL DA CARCINICULTIRA-FENACAM, , que se realizará novamente em Fortaleza, de 13 a 19 de novembro próximos.O Presidente da Associação dos Criadores de Camarão do Estado do Piauí , Santana Junior e cerca de 110 participantes, entre diversos produtores e empresários de camarão do Estado, estudantes de Jaguaruana , Itaiçaba, técnicos da Semace, UFC, SEAPA, Adece, Sebrae, Banco do Nordeste, Faec, Senar, Centec, participaram da palestra e dos debates, tirando dúvidas sobre as duas doenças.
COMO VIVER COM A PRODUÇÃO DE CAMARÃO EM PAÍSES ASIÅTICOS APÓS A MANCHA BRANCA E A DOENÇA DA MORTE SÚBITA, foi o tema da palestra do Pacto de Cooperação da Agropecuária- AGROPACTO, ocorrida hoje, 4 , no auditório do Sebrae. O palestrante convidado foi o Dr Farshad Schechian , PHD em Aquicultura, presidente e diretor executivo da Blue Aquua Internacional, empresa que atua em mais de 15 países no mundo fornecendo produtos e serviços à indústria de aquicultura.
Para o Dr Farshad nos últimos quatro anos houve muita mudança no crescimento do camarão em todo o mundo , 64% vem da aquicultura ,destacando um aumento de 20% no consumo , principalmente na China, Europa, Estados Unidos, Indonesia e Índia. . Em Honkong se consome 70 kg por ano, depois vem a Tailândia, Vietnam, Indonésia e Índia. Ele disse ainda que no Brasil tem um crescimento positivo, mas nos últimos seis meses a produção caiu por causa de algumas doenças, daí a importância de começar a prevenir- se . A doença começou em 2008 na China e se espalhou no Vietnam em 2009 , e Estados Unidos em 2011, chegando até a América do Sul.
As doenças da mancha branca e do mal súbito ( EMS e RMS) começaram na China, causando muitos problemas na produção que cai rapidamente, muitas fazendas fecharam, a expectativa é que esse ano melhore, com as medidas de controle que estão sendo adotadas . A doença EMS ninguém sabe ainda a causa ,o camarão começa a mudar a cor , fica vermelho e morre no fundo do viveiro. Um parasita Ehp( enterocytozoon hepatopenai) é o grande desafio. EMS E RMS- são as doenças mais importantes na CARCINICULTIRA , são uma doença infecciosa, causada no meio ambiente, o vírus e a bactéria podem causar a doença. Quais os fatores a observar? Segundo ele, há uma combinação de diferentes fatores : infraestrutura, meio ambiente, ter cuidado com a estocagem e com a genética. O manejo do viveiro é o fator chave, deficiência mineral, gases tóxicos, são parâmetros necessários ao manejo da fazenda. O controle é essencial, repetiu . Temos que evitar a estocagem no período frio, usar desinfetante com cal ou cloro , aumentar o PH da água, o camarão tem um sistema imunológico frágil não temos vacinas, então o melhor é prevenir , olhando a dieta, desinfetar a água,cuidar das redes de proteção, a água tem que ser fresca, o produtor deve ficar atento na alcalinidade da água, informou o especialista americano.
Segundo Cristiano Peixoto Maia, presidente da Câmara Setorial do Camarão e da ACCC, que sugeriu a palestra à Coordenação do Agropacto, o Dr. Farshad possui mais de 20 anos de experiência com camarão em todo o mundo, sendo ainda o inventor do sistema MIxotrópico , o qual patenteou em 15 países , um sistema que tem contribuído muito com o desenvolvimento e crescimento da atividade do camarão em vários países, após surtos da doença.
Cristiano Peixoto informou ainda, que o palestrante é consultor internacional em países como a Tailândia, Vietãn, Indonésia, Turquia, USA, México, Brasil, China, Sirilanka, Malásia,Coréia, Noruega, Austrália e Singapura. É também presidente da Wold Aquculture Societ( Sociedade Mundial de Aquicultura) -WAS – Ásia, editor da revista especializada em Aquicultura na Tailândia e Indonésia, e fundador e presidente da Ásia Aquaculture Network ( ANN). A ANN é uma associação regional na Ásia , que engloba vários profissionais e tem como plataforma a discussão , comunicação e o compartilhamento de informações sobre a atividade de Aquicultura, além das questões que envolve todo o setor, como legislação governamental e ambiental.
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará – FAEC e coordenador do Agropacto, Flávio Saboya considerou das mais importantes a palestra do especialista americano, trazendo muitas informações necessárias aos criadores de camarão do Estado para que comecem a prevenir- se dessas doenças, tendo em vista que o Dr. Farshad forneceu subsídios importantes à prática da atividade , ressaltando o compromisso do Agropacto de sempre trazer para os produtores temas de interesse da categoria.
FENACAM DOBRA ÁREA NO CENTRO DE EVENTOS
Este ano o XII Simpósio Internacional de Carcinicultura – FENACAM se realizará novamente em Fortaleza , no Centro de Eventos terá um caráter internacional através de uma parceria com diversas instituições e a Wold Aquculture Society ,” estamos dobrando a área de exposição no Centro de Eventos , que será 9 mil m2, com cerca de 120 empresas expondo” , disse o Presidente da ABCC, Itamar Rocha . Segundo ele, as maiores empresas internacionais já confirmaram suas presenças. A FENACAM terá ainda cinco outros eventos paralelos: o III Fórum Internacional sobre Tilápia, O IX Simpósio Internacional de Aquicultura , o Congresso Latino Americano e Caribenho de Aquicultura da WAS( LACQUA 15) , XII Festival Gastronômico de Frutos do Mar e a XII Feira Internacional de Equipamentos, Produtos e Serviços para Aquicultura.
SERVIÇO
AGROPACTO- PACTO DE COOPERAÇÃO DA AGROPECUÁRIA CEARENSE –
Realização: Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará- FAEC
Dia : 4 /08
Hora : a partir das 7h30 min
Local: : Auditório do Sebrae- CE
MAIORES INFORMAÇÕES
Cristiano Peixoto: 85- 3474-1788
Assessoria de Imprensa Sistema Faec/ Senar- CE
Jornalista responsável : Silvana Frota ( MTB- 432)
85-99819640/ 3535- 8038