Ceará já tem 41 mil hectares implantados
O Nordeste tem 1 milhão e 300 mil hectares de terras e já conta com uma área de 4 mil e 100 hectares implantados através do Sistema de Integração Lavoura/Pecuária e o Ceará já tem 41 mil hectares implantados. Com a finalidade de potencializar e disseminar cada vez mais a atividade, a Embrapa Agroindústria Tropical, com sede no Ceará, promove dentro do Pecnordeste 2019, o Seminário Nordeste Inovação a Integração Lavoura, nos dias 13, 14 e 15 de junho, no Centro de Eventos. Segundo o pesquisador da Embrapa, João Pratagil de Araújo, a Rede serão ofertadas de forma gratuita 9 palestras, 4 mesas redondas, um workshop , e um dia de campo, este último na fazenda Granjeiro, em Paracuru , onde se estabeleceu um consórcio com coco.
A tecnologia Inovações na Integração Lavoura-Pecuária-Floresta tem contribuído para recuperação de solos degradados, recuperação de pastagem e para oferta de alimentos de alta qualidade para a pecuária, integrada com espécies florestais ou com espécies de valor econômico. Nós vamos concentrar aquelas que foram desenvolvidas aqui na região Nordeste. É uma tecnologia com grande potencial, disse João Pratagil. “
Segundo o pesquisador da Embrapa, o objetivo do seminário é disseminar a produção de madeira associada a outras culturas, atividade que faz parte das pesquisas exitosas da Embrapa em todo o Brasil e que está dando certo no Ceará. Ceará, onde são cultivadas diversos tipos de madeira, como mogno e cedro. Segundo ele, é atualmente uma atividade de grande rentabilidade econômica para os produtores e que está revolucionando o campo.
Programação
A programação tem inicio dia 13, às 14h30min, com uma Mesa Redonda sobre o Potencial da implementação e desenvolvimento da ILPF no Nordeste; 13h30min às 14h: Palestra: Associação Rede de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (Rede ILPF): acelerando a intensificação sustentável da agricultura, tendo como palestrante: Renato de Aragão Ribeiro Rodrigues – Pesquisador da Embrapa Solos e Presidente da Rede ILPF; 14h às 14h30mim: Palestra: Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) Indicados para a Região Nordeste do Brasil -Palestrante: José Henrique de Albuquerque Rangel – Pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros, MS em Nutrição Animal e Pastagem, PhD em Agricultura Tropical, pesquisa nas áreas de manejo de pastagem, integração lavoura/ pecuária/floresta. 14h30mim às 15h: Palestra: Nordeste Semiárido: desafios, conquistas e oportunidades para o desenvolvimento sustentável com a ILPF -Palestrante: Rafael Dantas dos Santos – Pesquisador da Embrapa Semiárido, Doutor em Zootecnia, com desenvolvimento de pesquisas na área de forragicultura e nutrição de ruminantes em regiões semiáridas. Mediador: Bessa Júnior -Presidente do Conselho Temático das Cadeias Produtivas e Agronegócios da FIEC e Pecuarista
De 16h às 18h: Mesa Redonda 2: Estratégias e políticas para implementação e desenvolvimento de sistemas ILPF no Nordeste -Palestrante: Rede ILPF, Embrapa, Mapa e outras instituições de apoio e fomento ao desenvolvimento econômico e social. Mediador: Renato de Aragão Ribeiro Rodrigues – Pesquisador da Embrapa Solos e Presidente da Rede ILPF.
CONFIRA O RESTANTE DA PROGRAMAÇÃO
DATA: 14 DE JUNHO – SEXTA-FEIRA
Mesa Redonda 3: O ILPF como solução para recuperação de pastagens e desenvolvimento sustentável da agropecuária no semiárido e ferramentas para sua implementação
08h30min às 09h:
Palestra: Integração Lavoura-Pecuária (ILP): solução para recuperação de pastagens em regiões com escassez de água
Palestrante: José Geraldo Di Stefano- Analista da Embrapa Algodão.
09h às 09h30min:
Palestra: Sistemas de ILPF para produção agrícola sustentável na Caatinga
Palestrante: Rafael Goncalves Tonucci – Possui graduação, mestrado e doutorado em Zootecnia com período sanduiche em 2009 no School of Forest Resource Conservation e no Departament of Soil and Water Science – University of Florida.
09h30min às 10h:
Palestra: Ferramentas de planejamento para implementação de Sistemas de ILPF (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta)
Palestrante: Ademar Pereira Serra- Analista da Embrapa Gado de Corte.
Mediador: Flávio Viriato de Saboya Neto – Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará – FAEC.
Mesa Redonda 4: Oportunidades para implementação dos sistemas ILPF no Nordeste
10h30min às 11h:
Palestra: Oportunidades para o processamento industrial de frutas da caatinga
Palestrante: Renata Torrezan- Pesquisadora da Embrapa Agroindústria de Alimentos.
11h às 11h30min:
Palestra: Projeto Semiárido: integração socioeconômica da agricultura familiar do semiárido
Palestrante: Gustavo Spadotti Amaral Castro- Eng. Agrônomo e Doutor em Agricultura pela Unesp. Desde 2017 é supervisor do Grupo de Gestão da Embrapa Territorial, onde coordena equipe de 10 pesquisadores nos temas: Sustentabilidade Agropecuária e Macrogística.
11h30min às 12h:
Palestra: Espécies arbóreas voltadas para a produção madeireira no Ceará
Palestrante: Diva Correa – Bióloga, doutora em Recursos Florestais. Atua na área de Recursos Genéticos Vegetais, biotecnologia e propagação de plantas
Mediador: Lucas Antônio de Souza Leite – Chefe-Geral Embrapa Agroindústria Tropical.
14h às 17h20min:
Workshop: Desafios de Inovação nos Sistemas de ILPF no Nordeste
Facilitador: João Pratagil Pereira de Araújo – Pesquisador da Embrapa Agroindústria Tropical. Engenheiro Agrônomo, Mestre em Fitotecnia e Doutor em Agronomia.
17h30min:
Sessão de Encerramento: Apresentação da síntese das estratégias propostas