Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Ceará

ALUNOS DO PROGRAMA AGRINHO PARTICIPAM DAS COMEMORAÇÕES DO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Mesmo nesse período de pandemia ocasionada pelo coronavírus, alunos e professores de várias escolas da zona rural dos municípios de Quixeré, Barreira e Tianguá que estão participando do Programa AGRINHO do SENAR do Ceará, em parceria com as secretarias municipais destes municípios, realizaram algumas atividades para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, que transcorreu no dia 5 de junho.

Em Quixeré, a coordenação municipal lançou o Desafio: plante uma árvore, cuide do seu jardim ou do seu animal, poste a foto ou vídeo da ação no facebook ou canal do youtube do Agrinho. Segundo Luci Oliveira, a mobilização foi feita pelas próprias redes sociais e apesar dos alunos estarem de férias este mês, mais de 25 alunos participaram da ação.

Em Tianguá, a Nossa Escola, da comunidade de Valparaíso, em parceria com a Empresa Nutrilite, distribuiu tambores para depósito de lixo com as famílias dos alunos. Na ocasião, foram realizadas também algumas ações educativas de combate ao coronavírus, segundo informou a coordenadora Iraneide Gomes Carvalho.

Jã no município de Barreira foi realizada uma ”Blitz  Educativa”  sobre a prevenção da Covid com distribuição de um kit de prevenção e  álcool gel , sabão, máscara e um  panfleto com informações sobre  o coronavírus,  no dia 26 de maio, em parceria com o governo municipal de Barreira, vereador Sibelilson Freitas, enfermeira do distrito de Lagoa Grande,  Ana Matilde e a Coordenadora do município Agrinho, Ana Glória Lima. Estavam presentes, ainda, na ação o professor Marcos Cruz, a professora Gilvania, o aluno Adrian e Renan Stilo, da equipe de comunicação do município de Barreira, onde  foram distribuídos 50 kits com 40 máscaras extras, realizado em frente o posto de saúde Zacarias Ancelmo de Lima, na localidade de Lagoa Grande, observando todos os cuidados de proteção, orientados pela enfermeira Ana Matilde.

A blitz fez parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente, onde foram planejadas um total de 12 ações realizadas pelos alunos dentre elas: fabricação de regadores Sustentáveis com garrafas pet, Placas para plantas medicinais da farmácia viva e as hortaliças, Cartilha ilustrada com os cuidados e conservação com meio ambiente, uso correto da água, Biografia de alguns Ativistas Ambientais mortos como: Chico Mendes, Dorothy Stang, Berta, Maria do Espírito Santos, gráfico dos países  que  mais matam ativistas ambientais, maquete do distrito de Lagoa Grande arborizado, caça palavras, palavras cruzadas sobre meio ambiente e uma  paródia com o tema meio ambiente. O evento ocorreu durante toda a semana.