Esteve hoje, 5, em visita ao Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará-FAEC, Flávio Viriato de Saboya , a Delegada Interina da Delegacia Federal de Desenvolvimento Agrário-DFDA, no Ceará, Mara Lopes, interessada em conhecer de perto o programa Útero é Vida que é desenvolvido pelo Sistema FAEC/SENAR-CE , voltado para a prevenção do câncer de colo do útero, onde são também realizadas outras ações integrativas como palestras, dia de beleza , incluindo a participação das crianças.
Ela conheceu a unidade móvel do Senar nacional que se desloca para os estados da federação no qual o programa Útero é Vida é executado, com dois consultórios onde são realizados os exames de coleta do papanicolau, em parceria com as secretarias de saúde dos municípios. Na ocasião, o Superintendente do SENAR-CE, Paulo Helder Braga anunciou que após o período eleitoral, o programa voltará a ser executado em algumas cidades do Estado, que já apresentaram suas demandas e. em novembro , terá inicio uma nova campanha Novembro Azul, voltado para o exame de próstata do produtor rural.
A DFDA tem um Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural, criado em 2014, que se expandiu a partir de 2009, onde inclusive Mara Lopes é a coordenadora, que poderá ser feito em conjunto com os programas do SENAR . O programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural oferece a possibilidade de emissão de carteira de trabalho, CPF, certidão de nascimento, atendimento previdenciário entre outros documentos.
Para o Presidente da FAEC, Flávio Saboya a concretização dessa parceria com a DFDA-CE será de grande importância e virá atender as outras necessidades da mulher rural, sem dúvida virá somar aos projetos do Sistema CNA/FAEC/SENAR-CE.
Att. Assessoria de Imprensa do Sistema Faec- Senar-CE
Data: 05/09/2016
85-35358038/