O Projeto Forrageiras para o Semiárido coordenado pelo Instituto CNA, Embrapa e Federações de Agricultura e Pecuária teve inicio em 11 Unidades de Referencial Tecnológico-URT’s em nove estados do Nordeste e de Minas Gerais. O Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará-FAEC, Flávio Viriato de Saboya Neto, que é também o Coordenador geral do programa, esteve em Brasília no dia 31 de janeiro último para uma reunião de alinhamento com o Secretário Executivo do Instituto CNA, André Sanches onde foi discutida a elaboração de um manual de atividades do dia-a-dia do projeto, além de um relatório das ações executadas.
Também ficou definida a realização uma reunião com a participação dos Presidentes de Federações de Nordeste e de Minas Gerais envolvidos neste projeto de pesquisa, no dia 7 de julho, durante o Seminário Nordestino de Pecuária – PECNORDESTE, que será realizado no Centro de Eventos do Ceará, numa promoção do Sistema CNA/ FAEC/SENAR/AR/SINRURAL e Sebrae-Ce.
Unidade de Referência Tecnológica do Ceará
No Ceará os experimentos da UTR estão sob a responsabilidade do Supervisor Eduardo Barroso, que é engenheiro agrônomo do SENAR-AR/CE e do técnico Giovani Rodrigues que estão sendo realizados na Fazenda Triunfo, no município de Ibaretama, tendo iniciado o plantio no dia 29 de janeiro ultimo, numa área de um hectare. Na área foram plantadas mudas de palma forrageira dos tipos Orelha de elefante Mexicana, Miúda e Ipa Sertânia.
O clima da região é caracterizado como clima tropical quente semiárido, com chuvas de janeiro a abril. Outro fator que justifica a escolha do local é a proximidade com o Projeto Bioma Caatinga, que também está sendo desenvolvido na mesma Fazenda o que permite a utilização de alguns recursos e instalações, além da confiabilidade de interação com o proprietário da fazenda.
O Presidente do Sindicato Rural de Ibaretama, Carlos Bezerra Filho, disse que o Sindicato está acompanhando de perto os dois projetos e que até o mês de junho, estará realizando um dia de campo com a participação de produtores e técnicos da Região.