A convite do Pacto de Cooperaçāo da Agropecuária Cearense -AGROPACTO, promovido pelo /Sistema FAEC / SENAR – CE, o Diretor de Agronegócio da Agência de Desenvolvimento do Estado- ADECE, Silvio Carlos apresentou a carteira de projetos com de 22 ações da Agência voltados para o segmento do Agronegócio. Segundo ele, a Adece foi contemplada com um orçamento da ordem de 4 milhões e 700 mil reais para 2017, afora os convênios de Cooperaçāo com outras Instituiçoēs e anunciou que em breve, será assinado um convênio importante com o Banco Mundial. Silvio Carlos anunciou também novos projetos como o de Revitalizaçāo do Algodāo, a instalaçāo de um Centro de Carcinicultura intensiva, a introduçao de culturas alternativas na floricultura, criaçāo de mais duas câmaras setoriais : a do pescado marítimo e da equinocultura. Hoje São 26 câmaras setoriais em funcionamento junto a Adece.
Outro trabalho novo é o de compensação financeira por perda de produçāo , em parceria com movimento SOS Jaguaribe, que popôs uma compensação financeira aos produtores que estão deixando de produzir na Bacia do Rio Jaguaribe, por falta de transferência de água . Ano passado, o governo já compensou os produtores e Morada Nova e a FAEC e a ANA já propuseram isso em algumas situações, e nós estamos estimando qual o impacto desses produtores,inclusive na parte do emprego., disse o Diretor da ADECE.
Carteira de Projetos
Entre os projetos apresentados pela Adece està o Estudo das águas, onde serà feito um novo estudo das cinco bacias que serão as receptoras das águas do São Francisco, no sentido de fazer a gestão eficiente da água. Este projeto terá um aporte de 200 milhões de reais , terá recursos próprios da Adece e do Banco Mundial, inclui estações metereológicas, monitoramento da irrigação, programa de capacitação , gestão dos agricultores no estado, inclusive assistência técnica. Comheça os outros projetos :
– Avaliação de frutas alternativas para o Ceará
– Treinamentos em convenio com o CETREDE de 20 cursos,- Pólos de produção agrícola do estado
Atualizaçāo d os mapas- Dese 2007 a Adece vem trabalhando a identificaçāo Pólos, e estes mapas estão defasadas, agora será atualizado ( Pólos de leite, frutas, geoprocessamento, polo do caju, camarão, tilápia, Carnauba, mel, flores)
-Projeto de seleção de espécies -pelo moveleiro do Marco, em parceria com a EMBRAPA, com várias espécies já testadas e com bons resultados,
Programa de Revitalizacao do Algodāo em parceria com a FIEC,
Estudo de investimento para a Usina de Barbalha
Projeto Palma Forrageora , em convenio com a Embrapa
Convênio com a UFC- com vistas a eficiência da água no perímetro irrigado de Morada Nova, poços rasos tubulares, como fonte d’água para uso mùltiplos , reuso de água para a cultura do milho, eficiência em coberturas vegetais e educação ambiental .
Centro de carcinicultura intensiva do Cear
Cdntri e Tilapixultira intensiva do Ceará .
Em relação ao caju, a câmara Setorial vai fazer 4 projetos, entre eles o estudo o diagnóstico da situação da cajucultura no estado, cajucultura e estāo previstis quatro seminários em 4 Pólos, vão fazer um convênio com o Museu do Caju.
Programa Leite 2- em convênio com a APROLECE, Sebrae e Senar e a Adece vai apoiar a Apeolece.
INTRODUÇÀO de culturas alternativas na área e floricultura
Projeto e de hortaliças do Ceará incentivando cada vez mais o pimentão hoje são 8 estufas
Identificaçāo natural dos inimigos da Carnauba, (câmara setorial da Carnauba) – Adece e Associação Caatinga .
PRODUTORES PEDEM ATENCĀO ESPECIAL
A Reuniāo do Agropacto foi aberta pelo vice-presidente da FAEC, Paulo Hélder Braga e coordenada pelo vice-presidente de Administraçāo Carlos Bezerra Filho, contou com a participaçāo do Superintendente Regional do Banco do Brasil,Castro Junior e o Diretor de Agronegócio,Antonino do Diretor de Banco do Nordeste, José Alves Teixeira, os presidentes dos Sindicatos Rurais de Horizonte e Canindé, Francisco José e Souza e Bertoldo Uiraquerê , da SEAPA, Hélio Machado, do Sebrae- CE, Paulo Jorge Vieira, técnicos do Sistema FAEC/SENAR E da ADECE, bem como diversos produtores.
Na ocasiāo, o assessor Técnico da Presidência da FAEC, engo agrônomo Paulo Remigio convidou os presentes para participarem do PECNORDESTE, que será aberto dia 6 de julho próximo, no Centro de a Eventos do Ceará, destacando a realizaçāo do Seminário Internacional de Comércio Exterior.
Diante da diversidade de projetos implementados pela Adece, os presentes destacaram a importância do trabalho da Adece e apresentaram algumas sugestões, entre elas destaca-se a do produtor rural de Quixadá , Delfinho Medeiros, aue sugeriu viabilizar as culturas que já temos no estado, ao invés de pesquisar novas culturas nāo adaptadas ao semiárido. Ele sugeriu mais a receita para o sertāo Nordestino e ÁGUA e Sustentabilidade.