O AGRINHO é um programa que debate o desenvolvimento sustentável do Semiårido, que promove a educação e este ano, o tema AGRINHO DE MÃOS DADAS COM O COOPERATIVISMO foi especial , pois ninguém faz nada sozinho, o cooperativismo nos ensina aprendendo uns com os outros, nós vamos virar modelo para o país, disse o secretário estadual do Meio Ambiente, Artur Bruno , que representou o governador Camilo Santana na solenidade de premiação dos concursos do Programa , realizada nesta sexta-feira, 22/11 em Fortaleza. O evento contou com a presença de mais de 500 pessoas, entre os alunos e professores selecionados , coordenadores municipais, secretários municipais de educação, patrocinadores, prefeitos. Este ano, o AGRINHO contou com a participação de 600 escolas da zona rural, 5.250 professores e 72.768 alunos , de 45 municípios. Destes 45 municípios, 15 são da Região do Maciço do Baturité, que desde o início participam do Programa.,
Cem (100) prêmios, entre 30 bicicletas aro 25 , duas motocicleta C25 , televisores, notebook, tablet, computadores e impressoras , foram alguns dos prêmios distribuídos entre alunos, professores e diretores de escolas que participaram do concurso que elege os 10 melhores trabalhos em seis categorias: Desenho : da 2a e 3a séries; Redação : 3 níveis : da 4a e 5a séries , da 6a e 7a.series e da 8a a 9a série do ensino fundamental. Na categoria experiência pedagógica a premiação foi para os professores que apresentaram os melhores trabalhos e na categoria Município Agrinho, aqueles municípios que apresentaram os 10 melhores relatórios técnicos. O anúncio da classificação dos selecionados é feito no exato momento da solenidade o que acaba se transformando numa grande confraternização por parte dos presentes.( Confira abaixo a relação dos primeiros lugares em cada categoria e os prêmios )
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará- FAEC e presidente do Conselho Administrativo do SENAR- CE , Flavio Saboya, abriu a solenidade destacando a oportunidade que os jovens tiveram de entender quanto é importante a força da cooperação e de como a união de esforços visando um bem comum certamente é um facilitador para a busca de resultados exitosos. Nestes 17 anos do AGRINHO já devemos ter atendido a mais 2 milhões e 500 mil alunos da zona rural do Ceará . Nós trouxemos o Agrinho de uma experiência bem sucedida no Estado do Paraná, quando éramos superintendente do SENAR no Ceará e Torres de Melo, o presidente da FAEC. Para Torres de Melo, que todos os anos faz questão de prestigiar a solenidade, coisas boas como estas é para serem replicadas e graças a garra e determinação de toda a equipe do Sistema FAEC/SENAR-CE e dos municípios , estamos fazendo muito bem este programa de grande responsabilidade social.
A diretora Técnica do SENAR, Kelly Caludio Goncalves, não escondeu sua satisfação concretizado mais um Agrinho, um programa que tem a marca desta escola do campo que é o SENAR, que se preocupa com as crianças e jovens da zona rural, com os produtores e suas famílias, levando orientação, capacitação , assistência técnica e até saúde ao homem e a mulher do campo. Mas,o AGRINHO não se resume somente nesta solenidade de premiação, ele se desenvolve nas escolas rurais, com o apoio dos professores e diretores durante todo o semestre letivo levando conhecimento sobre a temática abordada, lembra Geovana Moreira, Coordenadora do Agrinho.
Já o presidente do SISTEMA SESCOOP/OCB /CE João Nicedio Nogueira que participou da parceria deste ano com o SENAR, disse da sua satisfação em ter levado o tema da cooperação para os alunos e professores da zona rural.” O cooperativismo é uma das alternativas para buscar um futuro diferenciado, tanto no meio urbano , como no rural e quanto mais cedo se tem acesso à informação, mas eficiente será o aprendizado.
consultora do SENAR, que colaborou na elaboração das cartilhas com a temática do cooperativismo, fez questão de ressaltar os fundamentos e valores que sustentam o cooperativismo, entre eles, o respeito entre as pessoas , a solidariedade e a justiça social.
O vice- presidente da FIEC, empresário Carlos Prado, participou da solenidade fazendo a entrega das premiações, e ficou entusiasmado com a vibração dos alunos e professores, enfim da comunidade, ao verem tantos sonhos sendo realizados através do Agrinho.,A diretora da FECOMÉRCIO , Circe Jane, também demonstrou seu entusiasmo com o programa . ” Eu não conhecia em detalhes o AGRINHO, mas agora vejo o quanto ele é importante para as crianças e jovens da zona rural, que tem poucas oportunidades em suas vidas”, disse Circe Jane.
Todos os secretários de educação dos municípios selecionados, diretores de escolas, coordenadores e comissão julgadora receberam um Troféu do Agrinho e um brinde pela participação no programa . Os prefeitos de Itaiçaba, Cascavel,Beberibe ,Morrinhos prestigiaram a participação de suas Caravanas. Presentes ainda, o diretor técnico do Sebrae-Ce, Alci Porto Gurgel, o gerente executivo estadual do BNB, Daniel Carneiro, Nataniele Silva, representante do Instituto TORTUGA, Expedito Carneiro, diretor institucional da APRECE, o Superintendente da OCB/,CE,José Aparecido, o vice-presidente da FAEC, Rodrigo Diógenes e os presidentes dos Sindicatos Rurais, de Canindé, Quixeramobim, Viçosa do Ceará, Horizonte,Mombaça, Piquet Carneiro, Santana do Acaraú,Morrinhos, Moraújo,Barreira, Jaguaribe, Monsenhor Tabosa e Limoeiro do Norte.
PRIMEIROS LUGARES
O concurso elege os 10 melhores trabalhos em seis categorias: Desenho : da 2a e 3a séries; Redação : 3 níveis : da 4a e 5a séries , da 6a e 7a.series e da 8a a 9a série do ensino fundamental. Na categoria experiência pedagógica a premiação vai para os professores que apresentaram os melhores trabalhos e na categoria Município Agrinho, aqueles municípios que apresentaram os 10 melhores relatórios técnicos.
GANHADORES DO CONCURSO POR CATEGORIA: DESENHO
No 2° a 3° ano, em primeiro lugar, da escola Raimundo Lopes Braveza (Ocara), a aluna, Isla Barbosa Silva e a Professora Maria da Salete Nogueira ganharam um televisor de 20 polegadas.
GANHADORES DO CONCURSO POR CATEGORIA: REDAÇÃO
No 4° a 5° ano, em primeiro lugar, da escola Onélia Pereira Lavor (Iguatu), a aluna, Sarah Kauanny Lavor de Araújo ganhou um televisor de 20 polegadas, e a professora, Cleide Braz do Nascimento, ganhou um computador.
No 6° a 7°, em primeiro lugar, da escola E.E Fundamental Antônio Vieira (Palmácia), o aluno, José Marcelo Paiva, ganhou um televisor de 20 polegadas e a professora, Maria Ravene Rodrigues, ganhou um computador.
No 8° a 9°, em primeiro lugar, da escola E.E Básica Professora Irene Nonato da Silva, o aluno, Israel da Silva Rebouças, ganhou um televisor de 20 polegadas, e o professor, José de Fátima Almeida Silva, ganhou um computador.
GANHADORES DO CONCURSO POR CATEGORIA: EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA
Em primeiro lugar, a professora, Fernanda Lemos da Silva, da Escola Manuel Bernadino Santiago, ganhou uma motocicleta.
GANHADORES DO CONCURSO POR CATEGORIA: MUNICIPIO AGRINHO
O município ganhador foi Quixeré, com direito a sorteio e anúncio das três escolas sorteadas, com entrega do tablet ao coordenador.