Com a presença de mais de mil pessoas, entre alunos, professores, prefeitos, e autoridades , o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-Senar-Ce, entregou hoje,14, pela manhã a premiação do Programa Agrinho 2014. O primeiro lugar no tema Saúde, na categoria Desenho foi para a aluna da Escola Humberto Ribeiro Lima, Maria Vitoria Cardoso Pereira, do município de Ubajara , e para sua professora, Maria Clezilene de Carvalho,cada uma recebeu um televisor de 21″. O primeiro lugar na categoria Redação do 4o ao 5o ano,coube ao aluno da Escola José Bessa , de Beberibe, Rafaela Matias Ribeiro e sua professora Silvana Lopes Miranda, que receberam respectivamente um televisor com DVD e um computador, e Redação do 6o ao 9o ano, o primeiro lugar coube a aluna Débora Rocha Batista, e sua professora Maria Romelia Marques Silva, do município de Pacoti ,com os prêmios de um televisor com DVD e um computador, respectivamente. No item Experiência Pedagógica, 10 professores foram premiados com motocicleta , notebook, tablet e um troféu do Agrinho, dos Municípios de Redenção, Guaraciaba do Norte , Quixeré, Aratuba, Caridade, Ubajara , Fortim Aracati e Guaiuba. Finalmente na categoria município Agrinho foram contemplados os municípios de Aracati, Russas, Redenção, Fortim, ITAIÇABA, TIANGUÁ,, ARACOIABA, Morada Nova e Cascavel.,cada um recebeu entre três a um computador que foram imediatamente sorteados e entregues aos diretores das escolas que participaram da promoção.
A comissão julgadora também recebeu um brinde dos patrocinadores do evento, Maria José Barbosa, do Conselho de Políticas Publicas do Meio Ambiente-CONPAM,que ajudou juntamente com uma equipe na avaliação das redações do programa disse que foram apresentadas mais de 29O redações analisadas, mas pelo regulamento do programa apenas 10 são classificadas, ente os temas abordados temas como drogas, alimentação saudável,cuidados com a água, com o lixo, higiene do corpo, coleta de lixo, tudo isso expressado também para desenhos.Os alunos mexeram Tanto que em algumas comunidades começaram a adotar coleta de lixo, a saber dos problemas causadas pelas drogas. Ela destacou também a qualidade dos relatórios técnicos apresentados pelos professores inclusive em prosa e em verso.
Um dos maiores programas educativos do Ceará, foi assim que o Superintendente do Senar-Ce, Paulo Hélder Braga, sintetizou o Programa Agrinho que está no seu 12o ano e já levou informação e conhecimento para alunos das escolas rurais de quase metade dos municípios cearenses e que já escolheu o tema do próximo ano que será o Semiarido. O presidente do Conselho de Administração do Senar e Presidente da Faec, Flávio Saboya,” disse que este programa e desenvolvido com elevada prioridade, tendo sua atuação na formação de gerações futuras. ,visando dota-las de uma fundamental educação capaz de superar os entraves do desconhecimento e das praticas tradicionais e empíricas adotadas por gerações presentes e passadas através de ações conjuntas-escola- comunidade rural , objetivando a formação de cidadãos comprometidos com a defesa de seus promissores interesses no ambiente em que vivem”.
Este ano o Agrino teve atuação em 40 municípios, beneficiando 1.55571 escolas, com a colaboração colaboração de 9.652 professores, beneficiando 186.987 alunos.
Diversos prefeitos como os de Aracati, Mulungu, Russas, Jaguaretama, Redenção, Morada Nova ,secretários municipais de educação dos municípios participaram da solenidade de premiação, o superintendente do Sebrae, Carlos Cruz um dos patrocinadores do programa disse que ele pode formar também novos empreendedores e o representante da Empresa Tortuga DSM- Ubajara Dutra ,considera que este é um dos maiores programas de responsabilidade social do Ceará. Estiveram presentes ainda o Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae,João Porto Guimarães, o! Diretor técnico, Alci Porto, Eduardo Melo Barroso, representando a Secretaria do Desenvolvimento Agrário-SDA, o Presidente da Aprece, Expedito José do Nascimento, representante do Bnb, Franzé Silveira, e ainda presidentes de diversos sindicatos rurais, inclusive o presidente da COCEPAT e do Sindicato Rural de Ibaretana, Carlos Bezerra Filho.