Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Ceará

AGRINHO: CONCURSO PREMIA BOAS PRÁTICAS DE CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO

DSC_0239Uma festa do campo na cidade  premiando as boas práticas de convivência  com o semiárido , com a distribuição de mais de  90 prêmios  com  alunos e professores de 40 municípios cearenses  que participaram  nesta sexta- feira, 25, da solenidade de premiação do  programa AGRINHO, um projeto de  responsabilidade social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR-CE, que promove a inclusão social de crianças e adolescentes do campo  . Participaram  da solenidade mais de 440 alunos ,mas durante o ano de 2016, 196 mil alunos foram capacitado, com o tema  “Viver Bem no Semiárido “em que  participaram ainda  1.711 escolas públicas da zona rural, do 2º ao 9º ano, 9.652 professores em 40 municípios. Como forma de incentivar a participação dos alunos e professores nas aulas, cujo tema é  incluído na grade curricular, no final do ano é  realizado um  concurso em duas categorias : Desenho e Redação para alunos e Experiência Pedagógica para os professores. Já a cidade participa na Categoria Município Agrinho. Este ano, foram apresentados 417 desenhos, 390 redações – de alunos do 2º ao 5º ano, 327 redações – de alunos 6o ao 9o ano, 367 Experiências Pedagógicas e 22 Relatórios do Município Agrinho.

 

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Em cada Município, foram escolhidos os 10 melhores trabalhos nestas áreas, sendo que o concurso de Redação é dividido em duas categorias (do 2º ao 5º e do 6º ao 9º ano), que recebem como incentivo prêmios que vão desde televisores, bicicletas, motocicletas, aparelhos de som e dvd, doados por patrocinadores como o BNB, Instituto Tortuga e o Sebrae-CE. Foram julgados  1.123 trabalhos .

 

Durante a solenidade o presidente  do Conselho de Administração  do Senar- CE e da Federação da  Agricultura e Pecuária  do Estado do Ceará,Flávio Viriato de Saboya Neto, disse que o  tema “Viver bem no semiárido’ não é apenas uma frase de efeito. É um propósito que será alcançado quanto mais rapidamente investirmos no HOMEM agente e sujeito de sua própria história, disse o Presidente do Conselho de Administraçāo do SENAR-CE e Presidente da FAEC, Flávio Viriato de Saboya Neto, dai a importância de levarmos às crianças do meio rural, o conhecimento e a correta orientação abordando a problemática da preservação do ecossistema Caatinga que representa quase 90% do nosso território, que é rico, porém frágil, se não for explorado adequadamente. Flavio Saboya  anuncio  que no  próximo ano quando o AGRINHO completa 15 anos, será sorteado um Caro entre  os   professores que participarem do PROGRAMA AGRINHO .

 

Já o Secretário de Meio Ambiente do Estado, Artur Bruno, na qualidade de professor  fez questāo de enfatizar a importância da Educaçāo como fator  de  crescimento e desenvolvimento  e o AGRINHO que se  preocupa com a formaçāo   das criancas e adolescentes da Zona rural . Estiveram  presentes  ainda o  Superintendente Estadual do Banco do Nordeste no Ceará, João Robério Pereira de Messias,o   Superintendente do Sebrae- CE, Joaquim Cartaxo,  Superintendente do Senar- CE,  Paulo Hélder de Alencar Braga, o ex- presidente da FAEC, José Ramos  Torres de Melo Filho,  presidente do Sistema OCB, Nicédio  Alves Nogueira, presidentes dos sindicatos rurais do Estado, prefeitos , secretários de educação dos municípios, coordenadores municipais , professores , alunos , coordenadores, membros da comissão organizadora.

CONHEÇA OS PRIMEIROS LUGARES  GANHADORES

 

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Na categoria Desenho,( 2o ao 4o ano)  o primeiro lugar foi para o aluno Luiz Gustavo Santiago da Silva,  da Escola Joaquim Simplício da Costa,  do município de Russas , e a professora Maria Edilene Matos, ambos receberam um televisor de 21 ” . Na categoria Desenho ( 4o ao 5

o aluno) , o primeiro lugar foi para a aluna Brena Kezzia Holanda Lopes que recebeu um televisor de 21 “é um aparelho e DVDS,  e a sua professora Maria Consolação  Marcos, da Escola São Marcos, do município de Ocara, que recebeu um computador.  Na categoria Redação do 6 o ao 9 o ano, o primeiro lugar foi para a aluna Raissa Maria Costa Freire que exerceu também um televisor é um aparelho de DVD e a professora Maria Auricélia Lima da Silva , um computador ,ambos da Escola Raimundo Lopes Braveza , do município de Ocara. Na categoria Experiência Pedagógica, que premia somente professores , o primeiro lugar foi para a professora Daniele Costa Bezerra da Silva, do município de Aracati, que recebeu uma motocicleta 125 CC, e finalmente, na Categoria do Município AGRINHO , foram premiados 10 municípios : o primeiro lugar foi para Russas, que recebeu três computadores que serão destinados às  escolas que participaram do Programa AGRINHO. Segundo lugar: município de Fortim, ganhou dois computadores, terceiro lugar: município de Iguatu, ( um computador), Tianguá: 5o lugar, Quixeré , 6o lugar, Pacoti : 7o lugar , ( todos ganharam um computador e apartar do oitavo lugar , os municípios de Aracoiaba: 8o lugar, Redenção , 9o lugar  Frecheirinha: 10o lugar , receberam uma impressora .

SOBRE. O CONCURSO

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Esta é a última etapa do Agrinho que segue toda uma metodologia operacional Segundo a coordenadora do segmento de Promoção Social do Senar-CE , Kelly Cláudio,o programa é executado de forma transversal desde o inicio do ano nas escolas da zona rural, através de uma estrutura operacional em níveis estadual e municipal, visando o acompanhamento, a supervisão e a avaliação do Agrinho com o engajamento total dos professores e diretores de escolas, o que confere um especial êxito aos resultados da participação dos alunos. O SENAR – CE elabora e distribui todo o material didático com os alunos e professores, através de cartilhas enfatizando o tema escolhido, contado por histórias infantis, tendo como mascotes dois personagens: o Agrinho e a Aninha.

O programa é monitorado em todas as fases de execução por equipes técnicas do próprio Senar, com o apoio e a supervisão técnica da Secretaria de Educação Básica do Estado. Ao Município envolvido cabe indicar uma coordenadora pedagógica, para acompanhar e supervisionar o desenvolvimento do Programa. Pelo segundo ano consecutivo o tema do Agrinho foi; “Viver Bem no Semiárido” , que de forma pedagógica levou a quase 400 mil alunos ( incluindo os anos de 2015 e 2016) a conhecerem e refletirem melhor sobre o nosso semiárido, suas características e a aprenderem a conviver com as nossos problemas e como superá-los, explica o superintendente do SENAR-CE, Paulo Helder de Alencar Braga. Ao longo desses 14 anos “as escolas têm apresentado trabalhos que retratam de forma fiel a ponte entre o rural e o urbano e a melhor forma de fazer isso é colocando em prática o conteúdo recebido em sala de aula, a partir da metodologia do programa – que aplica temas transversais aliada a criatividade e dedicação dos educadores, destaca o Superintendente. Este programa incentiva o empreendedorismo rural e a fixação dos futuros empreendedores  no campo, que passam a enxergar o local onde vivem de uma forma diferente, e com  respeito à natureza.

 

O julgamento dos trabalhos é feito por uma comissão composta por consultoras pedagógicas e avaliadoras e técnicas SEMA – Secretaria de Meio Ambiente do Estado. Colaboram também com o Programa várias instituições parceiras entre eles a Secretaria de Educação do Estado-Seduc, a Aprece, a Amab, a Cocepat e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará-Faec.

 

MUNICÍPIOS PARTICIPANTES

 

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Carnaubal, Coreaú, Ibiapina, Ipu, São Benedito, Tianguá,  Ubajara, Frecheirinha, Mucambo, Acarape, Aracoiaba, Aratuba, Barreira, Baturité, Capistrano, Caridade, Guaiúba, Guaramiranga, Itapiuna, Mulungu, Ocara, Pacoti, Palmácia, Redenção, Aracati, Cascavel, Fortim, Icapui, Itaiçaba, Jaguaruana, Limoeiro Do Norte, Morada Nova, Quixeré, Russas, Beberibe, Ibicuitinga, Tabuleiro Do Norte, São João Do Jaguaribe, Pindoretama, Iguatu, Saboeiro

 

 

 

OS NÚMEROS DO AGRINHO

 

987 ALUNOS

40 MUNICÍPIOS

652 PROFESSORES

1.711 ESCOLAS

417 DESENHOS

390 REDAÇÕES DO 2º AO 5º ANO

367 EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS

22 RELATÓRIOS DO MUNICÍPIO AGRINHO

 

 

 

O QUE É O AGRINHO

 

O Agrinho é um programa idealizado pelo Senar Paraná e que vem sendo realizado no Ceará desde 2003 com o objetivo de promover a formação de uma nova mentalidade nas crianças e nos jovens rurais do ensino público fundamental, despertando o interesse por temas como: Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Saúde e Semiárido. É um programa educativo, motivador de mudanças de hábitos e atitudes, que prioriza a criança, transformando-os pela educação, em agente de melhorias das condições sociais e econômicas das famílias e da comunidade onde vivem.

 

 

 

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