A pandemia do corona vírus que levou o fechamento das escolas e o afastamento dos alunos, motivou a coordenação do Programa Agrinho de Quixeré, a criar o ” Projeto 1,2,3 Era uma Vez, Histórias com o Agrinho” . O objetivo era levar encantamento e magia a todas as crianças do município de Quixeré, apelar para a parte lúdica e não parar as atividades. Por isso, mobilizamos uma grande rede de contadores de histórias pelo Brasil e qual foi a nossa surpresa obtivemos a adesão de vários contadores e escritores e passadas 6 semanas do projeto, já recebemos 19 belas histórias exclusivamente dedicadas às crianças do programa Agrinho deste Município, disse Luci Oliveira, coordenadora municipal.
O projeto ganhou a simpatia dos alunos e da comunidade de Quixeré e vai prosseguir até junho. Conta com a adesão de contadores de histórias de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul Pernambuco, do próprio Estado do Ceará e até de Portugal. De São Paulo, os alunos foram brindados com um poema sobre o Dia das Mães da grande atriz, escritora e professora Ana Luiza Lacombre, que trabalha com narração de histórias , ganhadora de vários prêmios associados a literatura e as narrativas.
Além deste projeto, Luci Oliveira criou a TV Agrinho, pelo canal d YouTube uma grande ferramenta de comunicação que está transmitindo além das contações de história, avisos, videos, notícias aos alunos e professores, sendo um elo neste período do coronavírus. Ela mesma grava tudo e convida os alunos para interagirem e compartilharem com seus colegas e está oferecendo um prêmio no final do projeto.
O Agrinho é desenvolvido pelo SENAR em parceria com a secretaria de educação do município e nós já estamos no projeto há 15 anos, este ano estamos participando com 6 Escolas da Zona Rural, beneficiando cerca de mil alunos, mas os alunos da zona urbana também fazem questão de participar , disse Luci Oliveira.
O prefeito de Quixeré Francisco Bessa e o secretário de educação, José de Fatima Lima, fazem questão de destacar a importância do programa Agrinho para a educação do município, levando os alunos a debaterem e desenvolverem temas que comumente não são tratados na escola, como o Cooperativismo, que é a temática deste ano e outros como Cidadania, Trabalho e Consumo,Meio Ambiente.Para nós é muito gratificante ver o nosso município sendo destacado em todo o Brasil, conclui Luci Oliveira.