Fortaleza, 06 de abril de 2018
- Cajucultura em Debate no Ceará
Nos dias 26 e 27 de abril próximos a CNA -Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil- em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará- FAEC , promove um Seminário sobre a revitalização da cajucultura no Estado . O primeiro vice-presidente da FAEC, eng. agrônomo Rodrigo Diógenes que também é produtor de caju está coordenando o evento e já convocou um grupo de técnicos da Embrapa, Ematerce, SDA, do projeto Caju Nordeste,. para compor uma comissão e expor as necessidades do Ceará, em uma reunião que será realizada no dia 09 de abril (segunda-feira) na sede da FAEC às 8 horas para definir as demandas do Ceará.
- Sessão solene na Assembleia e Agropacto especial marcam os 25 anos
do SENAR no Ceará
Uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, no dia 23 de próximo, às 14 horas, marcará as comemorações dos 25 anos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-SENAR-CE. A proposição foi apresentada pelo deputado Carlos Matos (PSDB) que já foi secretário de Agricultura Irrigada no Ceará e presidiu a Comissão Especial de Acompanhamento das Obras de Transposição do Rio São Francisco e a Comissão de Desenvolvimento Regional , Recursos Hídricos , Minas e Pesca, no Poder Legislativo cearense.
Durante a sessão solene algumas instituições e personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do SENAR no Ceará serão homenageadas. O Presidente do Conselho de Administração do SENAR-CE e da FAEC, disse ser louvável a iniciativa do deputado Carlos Matos em reconhecer o trabalho desenvolvido pelo Senar durante estas duas décadas e meia de existência, levando capacitação e mais informação a milhares de produtores rurais cearenses.
Segundo o Superintendente do SENAR-CE, Sérgio Oliveira da Silva , ” o Senar já nasceu forte com a missão de realizar a educação profissional rural , a assistência técnica e a promoção social, contribuindo para um cenário de crescente desenvolvimento da produção sustentável, da competitividade e de avanços sociais no campo. Somente este ano devemos chegar a mil cursos.
Estamos aptos a ofertar mais 60 tipos de cursos em sete linhas de ação: agricultura, pecuária, silvicultura, aquicultura, extrativismo, agroindústria, atividades agrosilvapastoril. Na área de Promoção Social as linhas de ação envolvem: alimentação e nutrição, apoio às comunidades rurais, artesanato, saúde e educação. Os cursos são gratuitos e demandados pelos Sindicatos Rurais.
REUNIÂO DO AGROPACTO
Já no dia 24, será realizada uma reunião especial do Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense- AGROPACTO , no auditório do Sistema FAEC/SENAR-CE, onde será feita uma apresentação dos programas e projetos coordenados pela Instituição no Ceará e um balanço de atuação durante esses 25 anos . O encontro contará com a presença dos representantes do setor produtivo, presidentes de Sindicatos Rurais e convidados especiais.
- Dirigentes da FAEC participam dos 10 anos da SDA
O Presidente da FAEC, Flávio Saboya , o vice-presidente de Administração Calos Bezerra Filho e o presidente do Sindicato Rural -SINRURAL de Quixadá, Fausto Fernandes, participaram hoje , 6, na Secretaria de Desenvolvimento Agrário-SDA, do Seminário de Avaliação da Gestão do triênio 2015/2017 e do lançamento do livro sobre os 10 anos da SDA, que contou com a presença do Secretário Francisco José Teixeira, que deixa a Pasta para retornar à Assembleia Legislativa.
Para o Presidente da FAEC, Flávio Saboya o secretário Dedé Teixeira deixa sua marca na SDA através de vários programas e projetos como o São José, responsável por pequenas obras hídricas, como sistemas de abastecimento de água domiciliar nas comunidades rurais e o Programa de Cisternas de Placas.iniciativa que visa melhorar o acesso a água para a população de baixa renda, fortalecendo a convivência com o semiárido, somente para citar alguns projetos.
- Desembargadora do TRT visita FAEC
A desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho no Ceará-TRT, Regina Gláucia Nepomuceno, esteve hoje, 6, em visita a Direção do Sistema FAEC/SENAR-CE, onde foi recebida pelo Presidente da FAEC, Flávio Saboya e pelo Superintendente do SENAR-CE, Sérgio Oliveira da Silva.
Na pauta discussões e trabalho conjunto tendo em vista o aprimoramento das relações de trabalho com o segmento da carnaúba. A FAEC faz parte GETRIM –Grupo de Segurança e Saúde do Trabalho do Ministério do Trabalho , que tem como representantes a Coordenadora do Núcleo de Arrecadação, Ivoniza Holanda e a Assessora Jurídica, Jucileide Nogueira .
Na ocasião, Ivoniza Holanda entregou à desembargadora do TRT uma cópia da primeira fase do Projeto Carnaúba Sustentável, desenvolvido pela Câmara Setorial da Carnaúba, presidida por Edgar Gadelha e que foi elaborado com a participação de diversos órgãos, entre eles, a Associação Caatinga,Embrapa, FIEC, FAEC.
Participaram ainda da reunião, o vice-presidente de Administração e presidente do Sindicato Rural de Ibaretama, Carlos Bezerra Filho e a Diretora Técnica do SENAR-CE, Ana Kelly Claudio Gonçalves.