Uma comitiva integrada por representantes do Sistema Faec/Senar e produtores rurais realizou, nesta semana, visita técnica à unidade local do Programa Forrageiras do Ceará no município de Canindé. A iniciativa é voltada ao fortalecimento da produção de forragem voltada à segurança alimentar do rebanho bovino.
O encontro contou com a presença de Eduardo Barroso, coordenador do programa, Celso Crisóstomo, presidente do Sindicato Rural de Canindé, Raimundo Reis, consultor, além de produtores do assentamento Transval.
O Programa Forrageiras do Ceará é uma ação estratégica promovida pelo Sistema Faec/Senar, com apoio institucional do Sebrae, que tem por objetivo ampliar a oferta de forragem em pequenas e médias propriedades rurais por meio da disseminação de práticas de cultivo e adoção de espécies forrageiras adaptadas ao clima semiárido.
A iniciativa visa viabilizar e manter a sustentabilidade das unidades produtivas, especialmente na bovinocultura de leite e de corte, diante das restrições hídricas e da escassez de alimentos para o rebanho nos períodos de seca.
Durante a visita, os participantes observaram em campo o desenvolvimento de cultivos de capim-açu (BRS Capiaçu) e palma forrageira, espécies com elevada adaptabilidade às condições de baixa chuva. A palma se destaca como recurso energético de suporte alimentar, enquanto o capim-açu oferece valor nutritivo e produção de massa verde significativa para o pastejo e corte.
O Programa prevê a implantação de Unidades Disseminadoras de Tecnologia (UDTs), que são parcelas demonstrativas de manejo forrageiro com suporte técnico e insumos essenciais, incluindo preparo de solo, análise de solo e água, fornecimento de sementes/mudas e consultoria especializada. A expectativa da coordenação técnica é que a ação reduza a dependência de insumos externos e promovam o desenvolvimento sustentável da bovinocultura na região.