Hoje,dia 27, dia Internacional do Turismo , ocorreu o lançamento no Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense -Agropacto, promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará -FAEC, do Rural Tur,evento que será realizado de 5 a 7 de outubro, na cidade de Juazeiro do Norte-CE, com a finalidade de promover o turismo rural, agregando valor à propriedade. O evento é uma promoção do Sebrae-Ce, com o apoio de diversos parceiros e foi apresentado pela Consultora de Turismo do Sebrae-CE, Eveline Tabosa e pelo Consultor de Agronegócio, Paulo Jorge Viera. A expectativa dos organizadores e de que o Rural Tur possa gerar mais conhecimentos e valor agregado a propriedade, através da utilização dos espaços das propriedades rurais, de forma organizada e bem administrada , gerando renda para o produtor. Atualmente, segundo a Presidente da ACETER- Associação Cearense de Turismo no Espaço Rural e Natural- Fabiana Ribeiro, existem atualmente 32 empresas rurais cadastradas na ACETER, mas o potencial é bem maior, necessitando de maior engajamento e divulgação do setor.
O Sistema FAEC/SENAR-CE já promove o turismo rural há alguns anos ao incluir o tema na programação do Pecnordeste,- Seminário Nordestino de Pecuária mas, nós fazemos questão de apoiar este evento para mostrar que os nossos proprietários rurais podem e devem utilizar os espaços de suas fazendas para explorar o turismo rural, como acontece em outras regiões do pais , disse o Presidente da FAEC Flávio Saboya. Ele propôs aos organizadores do Rural Tur, promover um evento estadual envolvendo vários elos da cadeia para potencializar a atividade do turismo no meio rural, incluindo o ecoturismo que já vem sendo bastante explorado em outras áreas do Estado. Colocou ainda à disposição da Aceter e do Sebrae, os sindicatos rurais no levantamento do potencial em relação ao turismo rural.
Segundo Eveline Tabosa, o Rural Tur acontece pela primeira vez no Ceará, depois de ter sido realizado em vários estados , devendo receber 50 expositores, 22 compradores para a Rodada de Negócios Brasil Original sobre Artesanato, com a perspectiva de gerar R$ 938.000,00 em negócios, durante os três dias do evento. Serão realizadas seis palestras técnicas, inclusive com a participação de especialistas da Argentina e do Brasil , sete apresentações culturais e duas visitas técnicas, sendo uma ao Geopark Araripe . Haverá ainda uma visita as cidades de Nova Olinda e Santana do Cariri, onde estão localizados diversos equipamentos turísticos importantes.
O assunto gerou bastante interesse por parte dos produtores presentes que ouviram também dos representantes do Banco do Nordeste e do Banco do Brasil, que existe diversas linhas de crédito disponibilizadas para desenvolver o segmento turístico, que podem ser utilizadas pelos produtores rurais, inclusive dentro da linha do PRONAF e outras linhas de capital de giro e de investimentos,incluindo o ramo do artesanato. Para os produtores, é preciso ter mais apoio do governo e das empresas que trabalham com o turismo, na organização das propriedades que sozinhas não conseguem sobreviver. Segundo o articulador de agronegócio do Sebrae-Ce, Paulo o Sebrae já está trabalhando dois importante roteiros, um com os produtores de café da Serra de Baturité- com a chamada Rota do Café, que inclui a certificação do café e da embalagem e outro roteiro das Flores. Na Rota do Café, ele disse que cinco fazendas já estão com o IBD e trabalhando uma embalagem diferenciada para o café orgânico. .
Atualmente, segundo Eveline Tabosa o Sebrae-Ce, trabalha cinco rotas turísticas no Estado de comum acordo com a Secretaria de Turismo do Estado, que são : Rota das Emoções, Costa dos Ventos, Rota das Falésias,Roteiro Turístico da Ibiapaba,e Roteiro do Cariri , incluindo o Geopark Araripe.
Mais informações: ruralturce.sebrae.com.br