O Sistema FAES/SENAR deu início às atividades do Programa Agrinho de 2013. A iniciativa oferece uma proposta pedagógica para as escolas municipais de todo o Espírito Santo, visando estimular o desenvolvimento social e sustentável. O SENAR já começou a capacitar os professores das escolas que participam do projeto.
A expectativa é que 50 municípios, cerca de 100 mil alunos e 5 mil professores participem da iniciativa em todo o estado. Neste ano, o tema dos trabalhos é aberto e os alunos podem desenvolver ações sobre cidadania e ética, saúde, meio ambiente ou trabalho e consumo. Depois de debates sobre o tema em sala de aula, os alunos vão desenvolver ações nas comunidades onde moram com o objetivo de melhorar a realidade do local. Em seguida, vão colocar a criatividade em prática por meio de desenhos e redações.
O Agrinho vai premiar os três melhores trabalhos de alunos das categorias de Educação Especial e de 1º ao 9º ano, as dez melhores experiências pedagógicas desenvolvidas pelos professores e os três coordenadores mais atuantes nos municípios. Para a coordenadora estadual do Agrinho, Meire Viana, a iniciativa contribui para formar cidadãos éticos.
“O Agrinho desenvolve o senso crítico dos estudantes, levando-os a questionar a realidade e a propor uma nova visão acerca do cenário existente com a produção de um novo conhecimento, reforçando o compromisso com a qualidade de vida e a construção de um futuro melhor para todos”, declara.