Devido ao sucesso do III Congresso de Palma Forrageira, que ocorreu durante a 17ª edição do Seminário Nordestino de Pecuária (PecNordeste) realizada em setembro deste ano em Fortaleza, a cultura recebeu demanda de muitos municípios cearenses interessados em aprender maneiras de se beneficiar com o melhor aproveitamento da cactácea. Nesse sentido diversos seminários serão realizados no interior do Estado, iniciando a partir do dia 19 deste mês, pelo município de Monsenhor Tabosa., posteriormente em Umirim (24), Irauçuba (25), dias 06, 07 e 08 em Moraujo e no período d 27/11 a 01/12 em Tauá, durante o Fest Berro. Para tanto, diversos órgãos estão unidos em torno desta ação: o Sistema FAEC /SENAR-CE, Sindicatos Rurais, Sebrae-Ce, Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Prefeituras Municipais. A programação inclui orientações sobre Gestão da propriedade rural, plantio, manutenção e utilização da Palma Forrageira, Produção de mudas por fracionamento,ações do SENAR e da SDA para a Palma, paralelamente ao seminário, será realizada uma Oficina de Palma na Alimentação Humana, com a degustação dos alimentos produzidos, ministrada por D. Iraci Loila Amorim, Instrutora do SENAR-CE .
Segundo o Coordenador Técnico da FAEC, Jorge Prado, o objetivo é discutir formas de produção e utilização da palma forrageira, visando o melhor aproveitamento dessa planta que é utilizada em diversas partes do mundo, tanto na alimentação animal, como na alimentação humana e na agroindústria, principalmente, na fabricação de cosméticos, e que ainda é pouco cultivada no Ceará. A palma pode ser usada como forma medicinal, cosmética, na culinária e tem 12% de fibra. No passado a palma era cultivada e tinha uma produtividade média de 50 a 60 toneladas por hectares, hoje podemos produzir até 600ton/hectare, tudo isso devido as novas tecnologias, formas de adubação, transformando em farelos. “Então como tem diversas utilidades, é necessário darmos importância a palma para que as universidades, empresas de pesquisas estudem mais essa cultura que é tão importante para o semiárido nordestino, disse Jorge Prado.
A ideia é disseminar a cultura da palma forrageira no Estado, inclusive cadastrar vendedores de raquetes. A própria Secretaria de Desenvolvimento Agrário – SDA, reconhece a necessidade de ampliar a área plantada em pelo menos 30 mil hectares, em cinco anos. Desde 2006, a SDA vem trabalhando a cultura da palma forrageira e cerca de 15 milhões de raquetes já foram distribuídas. Segundo Jorge Prado, também, desde 2006 que o Sistema FAEC/SENAR e o SEBRAE-CE incentivam, através de dias de campo, palestras e seminários a implantação de novas tecnologias para a melhoria da produção e da produtividade da palma no Ceará. Já foram realizadas ações em quase todos os municípios do Estado, especialmente nos municípios de Jaguaretama, Quixadá, Milhã e Jaguaribe. A ideia da SDA é que cada produtor faça o seu plantio, pois é difícil o transporte das raquetes por isso é necessário implantar pelo menos 50 hectares de palma irrigada, para que os produtores fiquem cadastrados como vendedores. Já existem cinco associações de produtores que estão produzindo a palma no Ceará, mas ainda é muito pouco diante das necessidades disse Itamar Ribeiro, coordenador do programa de Agricultura Familiar da SDA.
PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO EM MONSENHOR TABOSA
HORÁRIO – ATIVIDADE
08h30min as 09hs: Credenciamento e Abertura do Seminário.
09hs as 10hs: Palestra Tema: Gestão da Propriedade Rural. Dr. Carlos Soares -Secretário de Agricultura de Crateús .
10hs as 11hs PALESTRA: Tema: Plantio, manutenção e utilização da Palma Forrageira. Dr. Jorge Prado – Sistema FAEC/SENAR.
11hs as 12hs PALESTRA: Tema: Produção de mudas por fracionamento. Dr. Marcio Peixoto – SDA
12hs as 13h30min: ALMOCO patrocinio da Prefeitura Municipal de Monsenhor Tabosa.
13h30min as 14h30min: PALESTRA: Tema: Irrigação da Palma Forrageira. Dr. Marcio Peixoto – SDA
14h30min as 16hs: PALESTRA: Tema: Ações do SENAR e da SDA para a Palma no Ceara.-palestra do Dr. Jorge Prado e Dr. Marcio Peixoto.
16hs – Encerramento do Seminário.
09hs as 12hs e de 13h30min as 16hs:
OFICINA: Oficina de Palma na Alimentação Humana com degustação dos alimentos produzidos.- Iraci Loila Amorim- Instrutora SENAR-CE
Maiores Informações procurar o Sindicato dos Produtores Rurais da sua cidade ou entrar em contato com a Faec -3535.8017. Falar com Dr. Jorge Prado