O retorno das tradicionais feiras livres, retorno do transporte Intermunicipal visando ao escoamento da produção e a extensão para a o setor agropecuário do crédito concedido ao comércio e a indústria pelo governo federal, foram algumas das propostas que apresentamos ao governador Camilo Santana , no último dia 28 de março, durante uma videoconferência em que participamos com a sua presença e de vários Secretários estaduais juntamente com outros representantes do setor produtivo , FIEC, FECOMÉRCIO,CDL, FETRANS e, ainda, do BNB, OAB, Porto do Pecém, além dos empresários Deusimar Queiroz, do Grupo Pague Menos , Severino Ramalho, do Mercadinho São Luis e do Deputado federal Domingos Neto.
Na ocasião deixamos claro a importância do nosso setor na produção de alimentos, geraçāo de empregos e renda, representado por 400 mil proprietários rurais , bem como, a necessidade de serem tomadas algumas medidas imediatas, haja vista , ser a agricultura e a pecuária considerados atividades ” essenciais”, portanto diferenciadas , que trabalham em sua grande maioria, com produtos perecíveis . Mostramos que a ausência das feiras livres no interior do Estado , causam sérios prejuízos aos produtores , e perda da produção , sendo necessária também a liberação dos transportes Intermunicipais, que facilitam a comercialização de muitas mercadorias.
Propomos ainda , ao Ministério da Agricultura, estender para o setor agropecuário a ajuda emergencial de R$ 600,00 ( seiscentos ) concedido pelo governo federal aos trabalhadores informais, medida que considero como altamente necessária. No setor agropecuário, a maioria dos trabalhadores rurais vivem em regime de economia familiar , nāo tendo vínculo empregatício e também sāo os responsáveis por colocar os alimentos na mesa de milhares de brasileiros.
Neste espaço queremos destacar, as linhas de crédito e renegociação de dívidas propostas pelo governo, que estão sendo ofertadas pelos agentes financeiros, especialmente pelo Banco do Nordeste, que chegam no momento oportuno, com prazos e juros diferenciados.
Ressaltamos ainda, a defesa intransigente da Confederaçāo da Agricultura e Pecuária do Brasil- CNA, que trabalhou incansavelmente junto ao governo, via MAPA , e conseguiu entre outros beneficios, a prorrogaçāo da DAP- Declaraçāo de Aptidāo ao PRONAF, garantindo também o movimento do transporte de cargas e auxilio na comercializaçāo.
Devido a essa pandemia de coravirus19- todo o Sistema CNA/ SENAR , Federações e Sindicatos tiveram que acompanhar o distânciamento social, suspender os cursos de capacitação do SENAR , mas em breve, temos esperança de que tudo vai ser normalizado.
Nestes tempos de coronavirus, reservatório cheio é uma boa noticia, estamos com recarga em todos os nossos reservatórios , inclusive o Açude Castanhāo, nosso maior reservatório que segundo a COGHER a até o dia 31 de março, já tinha acumulando 658 milhões de metros cúbicos de ågua (9,83%), renovando nossas esperanças de que novos dias virāo.