Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Ceará

15 MUNICÍPIOS INTEGRANTES DO PROGRAMA AGRINHO RECEBEM PREMIAÇÃO ESCOLA NOTA 10 DO GOVERNO DO ESTADO

Escolas rurais dos municípios de Quixeré, Limoeiro do Norte e Deputado Irapuan Pinheiro, Viçosa, Barreira, Ocara, Paracuru, Tinguá, Morada Nova, Ubajara, Saboeiro, Frecheirinha, Cascavel, Itaiçaba e Jaguaribe foram agraciados com o Prêmio Escola Nota 10 do governo do Estado. O resultado foi divulgado no último, dia 15,  pelo Governador Camilo Santana através das redes sociais com a entrega dos prêmios às escolas  classificadas pelo  Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) relativas ao ano de 2019.

Para a Coordenadora Estadual do Programa Agrinho, Germana Moreira, é motivo de satisfação ver que as escolas rurais trabalhadas pelo Agrinho estão incluídas no Programa Escola Nota 10. ( SPAECE) e parabeniza os professores, diretores e coordenadores. Germana destacou ainda, que o Agrinho procura colaborar com os Municípios levando às escolas outros tipos de informações que não estão na grade curricular , como o Cooperativismo que é o tema desde o ano passado.

No município de Morada Nova, foram destacados os melhores desempenhos escolares nas turmas no 2º ano do ensino fundamental, nas escolas Coronel José Epifânio das Chagas, Tenente Terceiro, José Iris Rabelo, Benevenuto Lino do Nascimento, Tancredo de Almeida Neves, e nas turmas do 5º do ensino fundamental com a escola Educação Básica Deputado Francisco Andrade Teófilo Girão.

 

Em Saboieiro, as turmas do 2º e 5º ano do ensino fundamental da escola Maria Linda da Glória, também receberam o destaque nota 10 junto com a escola Manoel Gonçalves dos Santos, e no município de Itaiçaba teve a Escola Dom Aurelianos Matos na zona rural com a turma do 5 ° ano.

 

Outros municípios como, Paracuru que teve 19 escolas beneficiadas, Tinguá, 18 escolas, Ubajara com 17 escolas e 25 turmas nas modalidades do 2º, 5º e 9º ano, Flecheira,  5 escolas e 17 turmas, Jaguaribe, 10 escolas,  e Cascavel e que conquistou 14 escolas, no programa da SPAECE.

 

Em Quixeré, duas  das seis escolas  municipais rurais, José Joaquim da Silva, na comunidade de Vila Nova  e Francisca Laura de Jesus,  na  comunidade de ItaItinga, foram beneficiadas com as ações do  Programa Agrinho,  do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural- SENAR  foram contempladas com o  Índice de Desempenho Escolar/Alfabetização- IDE/ Alfa – dentro da promoção Escola Nota 10, da Secretaria de Educação  do Governo do Estado do Ceará.

 

Para a coordenadora do Programa Agrinho em Quixeré, professora Luci Oliveira,  a escolha das escolas da zona rural, no Programa SPAECE vem mostrar o empenho  dos professores, da direção e alunos e, as ações   e atividades desenvolvidas  pelo  Programa Agrinho  foram  de fundamental importância para esse crescimento e desenvolvimento da aprendizagem significativa das crianças e adolescentes do campo e  o Agrinho tem essa função social e pedagógica dentro dessas escolas.

 

O Agrinho é um programa de responsabilidade social do SENAR que trabalha temas  voltados para a educação do campo, ano passado e esse ano, estão sendo trabalhado o tema Cooperativismo.

 

Sobre o SAPAECE

O Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) foi implementado em 1992 pela Secretaria da Educação (SEDUC), com o objetivo de promover um ensino de qualidade e equânime para todos os alunos da rede pública do estado. O Quadro 1 sintetiza a evolução do SPAECE, a partir de seu início.

A idealização do SPAECE-Alfa surge em decorrência da prioridade do atual governo com a alfabetização das crianças logo nos primeiros anos de escolaridade, expressa por meio do Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC). O SPAECE-Alfa consiste numa avaliação anual, externa e censitária para identificar e analisar o nível de proficiência em leitura dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental matriculados nas escolas da rede pública (estaduais e municipais), possibilitando construir um indicador de qualidade sobre a habilidade em leitura de cada aluno.

A avaliação dos alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da EJA Anos Finais (presencial; rede estadual) é feita em caráter censitário para as etapas avaliadas, com periodicidade anual. A referida avaliação é realizada com a finalidade de diagnosticar o estágio de conhecimento, bem como analisar a evolução do desempenho dos alunos do 5º e 9º anos (regular e EJA presencial da rede estadual), com os fatores associados a este desempenho, produzindo informações que possibilitem a definição de ações prioritárias de intervenção na Rede Pública de ensino (estadual e municipal).

A avaliação do Ensino Médio é realizada, anualmente, de forma censitária, na 1ª série do Ensino Médio. Para as 2ª e 3ª séries, a aplicação foi censitária no período de 2008 a 2012, passando a ser amostral a partir de 2013. Mesmo em uma avaliação amostral, tem-se a participação de alunos de todas as escolas da Rede Estadual de ensino. Assim, nas avaliações do 5º e 9º anos do EF, os dados coletados permitem analisar a evolução do desempenho dos alunos do EM, bem como traçar um perfil dos alunos e pesquisar os fatores contextuais associados ao desempenho desses alunos.

Por considerar a importância da avaliação como instrumento eficaz de gestão, em 2007, a SEDUC ampliou a abrangência do SPAECE, incorporando a avaliação da alfabetização e expandindo a avaliação do Ensino Médio para as três séries, de forma censitária. Assim, o SPAECE passou a compreender a avaliação de leitura dos alunos do 2º ano do EF (SPAECE-Alfa) e o domínio das competências e das habilidades esperadas para as demais etapas de escolaridade, nas disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática para os alunos do 5º e 9º anos do EF e nas turmas de 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio.. As informações coletadas, a cada edição, identificam o nível de proficiência e a evolução do desempenho dos alunos do estado.