Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Vinculação da GTA com vacinação de bezerras contra Brucelose é prorrogada até 1 de janeiro

A partir do dia 1º de janeiro de 2023 será obrigatória a vacinação de bezerras de 3 a 8 meses de idade para a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA). De acordo com a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), a prorrogação da data atende solicitação do setor produtivo.

“A alteração da data, antes 11 de novembro, se deve ao fato de que várias entidades do setor produtivo, bem como instituições parceiras, solicitaram a prorrogação para que fosse potencializado as ações de divulgação, e com isso, sensibilizar melhor os produtores para a adesão expressiva da vacinação contra a doença”, diz o diretor de Sanidade Animal da Adagri, Amorim Sobreira.

Para a vacinação, podem ser utilizados 2 tipos de imunizantes (B19 e RB51). A lista de veterinários cadastrados na Adagri para execução da vacinação pode ser acessada no no site da Adagri: https://nuvem.adagri.ce.gov.br/index.php/s/66bolF1qu0Jeqtv

A declaração da vacina deve ser feita nos escritórios da Adagri ou nos Escritórios de Atendimento à Comunidade (EAC´s), representados pela Ematerce e Prefeituras Municipais, mediante apresentação de nota fiscal de aquisição da vacina e atestado de vacinação contra Brucelose, emitido pelo Médico Veterinário cadastrado na Adagri.

A doença
A Brucelose animal atinge principalmente bovinos, podendo também ser transmitida ao homem. A doença não tem cura nos animais e a principal forma de evitá-la é a vacinação. No Ceará, as campanhas acontecem semestralmente, entre os dias 01 de janeiro a 30 de junho e 1° de julho a 31 de dezembro.