Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

SUSPENSÃO DE VAQUEJADAS : FAEC PEDE RESTABELECIMENTO DA ATIVIDADE

20161018_110216Procurado pelos representantes da  Associação Cearense de Vaquejadas-ACEVAQ e da  Associação   Brasileira  de Vaquejadas- ABVAQ, o Presidente da Federação da Agricultura e  Pecuária do Estado do Ceará- FAEC, Flavio Viriato de  Saboya Neto,  manifestou seu apoio favorável á prática  da Vaquejada, considerando ”  equivocada”  a posição  do STF que suspendeu em todo o país, a prática da Vaquejada, como modalidade esportiva.  ”  Acredito   numa reanálise  da questão e no  restabelecimento da Vaquejada” ,  disse . . Hoje, 18, ele recebeu em seu  Gabinete na sede do Sistema FAEC/Senar-CE ,  o Presidente do Sindicato Rural de Maranguape e membro da ACEVAQ,Eduardo Peixoto Rolim, que comunicou  a realização  de um grande movimento Nacional dos vaqueiros, terça- feira, dia  25,  em frente  ao Congresso  Nacional, em Brasilia, com a participação de mais de mil cavalos. O presidente da FAEC, confirmou sua  presença  no evento  e entregou ao representante da ACEVAQ, uma  nota oficial de apoio à categoria.
Segundo Flavio Saboya,  o setor movimenta em torno de 720 mil empregos diretos e cerca de R$700 milhões  de reais  no Brasil ,  somente no Ceará, são  120 mil empregos . Para ele, há  um desconhecimento dos aspectos culturais , a tradição do povo Nordestino e em especial, do sertanejo e que, em última análise  foram os  grandes responsáveis pelo desbravamento do nosso campo e pelo nascimento de vilas que se  tornaram cidades. Além dos aspectos citados, hà  que de destacar o papel social da Vaquejada que movimenta inúmeras categorias profissionais como : vaqueiros, tratadores, casqueadores, fabricantes de arreios, motoristas, juízes, locutores, veterinários e muitas outras, destaca Saboya.
Em nota distribuída aos vaqueiros e associações de vaquejadas,  Flavio Saboya disse ” que ao suspender a Vaquejada, com o argumentos  de que a prática traria maus tratos e sofrimento aos animais, parece- nos imprescindível destacar que no passar dos anos, regras  vêm sendo desenvolvidas , visando à proteção  e o bem estar animal e a modernização da Vaquejada.
O presidente do Sinrural de Maranguape, Eduardo Rola informou que a categoria  vai participar do movimento  Nacional em Brasilia, no próximo dia 25, e aqui no Estado  jà conta com o apoio do  Deputado estadual  Daniel  Oliveira ( PMDB) e do Deputado federal VIctor Valim( PMDB), esperando o engajamento de maior número  de parlamentares . Segundo Eduardo, há muitos anos as entidades representativas do setor  criaram novos mecanismos como  o protetor de cauda, acabando de vez a possibilidade de quebra do rabo . Ele destacou ainda, a Lei 12.870, de 15 de outubro de 2012, que dispõe sobre  o exercício da atividade profissional de vaqueiro.
Att. ASSESSORIA DE IMPRENSA SISTEMA FAEC/ SENAR- CE
DATA: 18/10/2016
Contatos  Eduardo :9- 96980550
FLAVIO Saboya : 9-92130613