Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Superintendente do SENAR-AR/CE trata da implantação do Centro de Excelência em caprinovinocultura

Os 10 Centros de Excelência em Educação Profissional e Assistência Técnica Rural do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) começarão a ser erguidos em 2014. Os ajustes técnicos e o alinhamento para o avanço do projeto foram definidos durante uma reunião realizada com os superintendentes das regionais participantes no dia 19, na sede do Sistema CNA/SENAR, em Brasília.

PAULO HELDER BRASILIA

O Superintendente do Senar-Ce, Paulo Hélder de Alencar Braga participou da reunião, e tratou com o Secretário Executivo Daniel Carraro, dos detalhes sobre a grade curricular do Centro de Excelência em Caprinovinocultura, que será implantado pelo Sistema Faec/Senar na cidade de Sobral. O terreno já foi doado pela prefeitura municipal. Na ocasião foram tomadas algumas decisões sobre o financiamento da obra pelo BNDES. A planta baixa do Centro já está pronta e será em blocos, devendo ter uma equipe técnica e uma equipe pedagógica para acompanhar os trabalhos. A maquete do novo Centro será apresentada no PECNORDESTE.

 O Centro de Excelência em Caprinovinocultura vem somar com o Centro Nacional de Pesquisa de Caprinos da Embrapa de Sobral, unindo a pesquisa com a extensão, no sentido de aprimorar cada vez mais os conhecimentos dos produtores e suas famílias, disse Paulo Hélder, informando que o presidente da Faec, Flavio Saboya é o grande articulador deste empreendimento que ele acredita trará resultados muito positivos para toda a cadeia produtiva da pecuária da caprinovinocultura, um das atividades mais fortes e tradicionais no semiárido nordestino, que precisa ser cada vez mais apoiada.

Ele aproveitou a viagem para encaminhar junto ao secretário executivo Daniel Carraro, pedido de realização dentro do PECNORDESTE, do encontro nacional de superintendentes do Senar. O PECNORDESTE foi antecipado este ano para os dias 6 a 8 de maio, no Centro de Eventos do Ceará, e terá com tema central, Pecuária: Segurança Alimentar Animal. O novo superintendente tratou também da programação financeira do SENAR-AR/CE para 2014 e a continuidade de alguns programas como: Inclusão Digital e o Útero é Vida, além de implantar o programa Sertão Empreendedor e o Programa de Assistência Técnica.