Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Suinocultores de todo o país se reúnem no Ceará – Segmento é o quarto maior produtor e exportador do mundo

DSC_2518Cerca de 400 participantes entre Suinocultores, representantes de frigoríficos, revendedores de rações, estão reunidos desde o dia primeiro último, prosseguindo até amanhã dia 3, no XIX Seminário Nacional da Suinocultura, no Hotel Vila Galé, na praia do Cumbuco, em Caucaia. O evento serviu para comemorar também os 6O anos de criação da Associação Brasileira de Criadores de Suínos – ABCS, e segundo seu presidente Marcelo Lopes, hoje o segmento tem 167 associações espalhadas pelo Brasil, representa a quarta maior produção do mundo, e o quarto país em exportação de carne suína. Através de uma campanha que vem sendo desenvolvida desde 2010 pela ABCS o consumo per capita da carne suína no Brasil que era muito baixo pulou de 13,7 quilos, em 2009,  para 15,5 kg por pessoa, em 2014, mas a meta é chegar a 18 kg. Aqui no Ceará, o presidente da ASCE- Associação dos Suinocultores do Ceará, Paulo Hélder Braga disse que o Plano Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura – PNDS, proporcionou muitos ganhos não só no consumo da carne, que saiu de 4,5 kg per capita para 8 quilos, como na capacitação dos frigoríficos e tecnificação dos mesmos. Na qualidade de anfitrião do Seminário Nacional da Suinocultura, o Ceará se orgulha de poder comemorar os 60 anos da ABCS, com esse crescimento do segmento em todo o país, disse Paulo Helder.

O evento foi aberto pelo presidente da Associação Brasileira de Suinocultores, Marcelo Lopes, e contou com a presença do secretário da SEAPA, Osmar Baquit, representando o governador Camilo Santana, do presidente da Federação da Agricultura do Ceará, Flávio Saboya, representando a CNA – Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, presidentes das Federações de Agricultura de Minas Gerais e vice- presidente da CNA, Roberto Simões, e de Brasília, Renato Silva Lopes, do deputado federal e Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Suinocultura, presidente da OCB-CE, João Nicedio Nogueira, Diretor de Agronegócio do Sebrae Nacional, Enio Queijada, da superintendente regional do Mapa, Maria Luiza Rufino além dos presidentes e ex-presidentes de Associações de Suinocultores  de todo o Brasil.

Na ocasião, o secretário da Agricultura, Pesca e Aquicultura, Osmar Baquit sugeriu dentro da proposta de aumentar o consumo da carne suína no país, e no Ceará, realizar em conjunto com a Associação dos Suinocultores do Ceará, um dia de degustação da carne suína nas escolas públicas, como vai ocorrer com a tilápia. “Só vamos conseguir aumentar o consumo da carne suína com políticas públicas eficazes, temos que quebrar os mitos para poder vender bem o produto, daí ele se tornará mais competitivo.

DSC_2506O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará – Faec, Flávio Saboya, que representou o presidente da CNA – Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, fez reverência ao setor cuja atividade econômica alcançou, no ano passado, 494 mil toneladas em exportações, com faturamento da ordem de 1 bilhão e meio de dólares. Prevemos o reconhecimento a uma atividade com mais de 40 mil produtores atuando que geram um milhão de empregos. “Não imaginamos, senhoras e senhores, os benefícios e o impacto social na vida de um milhão de trabalhadores que atuam na criação que atuam na criação de suínos no Brasil”, afirmou Saboya em seu pronunciamento.

XVI SNDS reúne especialistas de excelência em paraíso no Ceará. Evento comemora 60 anos da ABCS para fortalecer união do setor

Alguns dos maiores especialistas sobre temas de interesse dos produtores brasileiros formam a seleção de palestrantes do XVI Seminário Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (SNDS), que ocorre entre quarta e sexta-feira desta semana no Hotel Galé Cumbuco, no Ceará.

Para iniciar o evento de comemoração pelos 60 anos da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e fortalecimento da união do setor, a Conferência de Abertura contará, na quarta-feira, às 19h30, com palestra do economista e pensador Eduardo Giannetti sobre o tema “O valor do hoje: fatores conjunturais e estruturais do Brasil atual”.

Programação do Evento:

Na quinta-feira pela manhã, o 1º Painel “O desafio da adaptabilidade: a suinocultura no mundo competitivo e sustentável” será aberto pelo secretário de Desenvolvimento Econômico do Mato Grosso, Seneri Paludo e contará, ainda, com as palestras do político e ativista Ricardo Young sobre gestão sustentável e do técnico europeu Niels Peder Nielsen sobre bem-estar animal.

Na tarde do mesmo dia, o 2º Painel “Atitudes Empreendedoras: um diferencial no mercado contemporâneo” contará com apresentação do analista de mercado Renato Meirelles sobre grandes marcas e o mercado brasileiro; do executivo David Lederman sobre “o jeito Disney de encanar clientes”; do representante do GPA, David Buarque, a respeito da Semana Nacional da Carne Suína e, também, da especialista em branding Ana Couto.

Na manhã de sexta-feira, dia 3 de julho, durante o terceiro e último painel “Geração de valor: quando reinventar é preciso”, será a vez do diretor-presidente do Elektro, Márcio Fernandes, mostrar que “felicidade dá lucro” e do hipnólogo e palestrante Rafael Baltresca explicar como “o poder é seu”.