Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

DIRETORA TÉCNICA DO SENAR-CE PARTICIPA DO 2° ENCONTRO NACIONAL DA PROMOÇÃO SOCIAL EM BRASÍLIA

A Diretora Técnica do SENAR-CE, Kelly Cláudio, viaja para Brasília nesta quarta-feira, 11, para participar do 2° Encontro Nacional da Promoção Social, promovido pelo SENAR Administração Central. O evento acontecerá nos dias 12 e 13 e tem como objetivo qualificar ainda mais as ações de Promoção Social, com foco em saúde preventiva.

Serão quatro painéis com especialistas de diversas áreas para debater temas como educação em saúde, qualidade de vida, educação emocional, violência de gênero voltada ao meio rural, além de apresentar um panorama das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) no Brasil e como desmistificar estigmas e preconceitos relacionados às DSTs. Além das palestras, o encontro terá a participação do Instituto Lado a Lado pela Vida, parceiro do Senar na elaboração de material didático em áreas como câncer de próstata, câncer de pele e melanoma, incontinência urinária e cuidados com o coração.

A Promoção Social é um processo educativo, não-formal, participativo e sistematizado, que visa ao desenvolvimento das aptidões pessoais e sociais do trabalhador rural e sua família, numa perspectiva de melhor qualidade de vida, consciência crítica e participação na vida da comunidade. As áreas de atuação no Ceará são alimentação e nutrição, organização comunitária e saúde.

Programa Saúde do Homem e da Mulher

Dentro da linha de promoção social, um programa que está traze4ndo repercussão positiva é o Saúde do Home e da Mulher , iniciado com o nome de Útero e Vida em  2015.  Em 2017 o Programa Saúde do Homem e da Mulher, atendeu 11 localidades da zona rural do Estado do Ceará totalizando 2.520 atendimentos, levando o exame de prevenção do câncer de útero para a 1.325 mulheres (exame do papanicolau) e o exame de prevenção do câncer de próstata para o homem PSA: 1.195 e Toque Retal: 1.028).

O Programa ofereceu também testes rápidos para HIV (695)  alguns tipos de vacinas (784),  2.485 palestras, espaço beleza  com  2.185 participantes, Kit Beleza (1.945), lanches(3.291), almoço (805).

Para 2018, está previsto o atendimento de 15 cidades, que já participaram este ano, da reunião de apresentação das ações que serão desenvolvidas.