Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

SUCESSÃO DO CAMPO: Jovem de Palhano cuida da parte financeira, jurídica e tecnológica da Fazenda dos seus pais

Segundo dados do Censo Agropecuário 2017  do IBGE, 61%  dos produtores rurais estão na faixa etária de 30 a 60 anos. Com relação ao sexo, o Censo demonstrou  que 80% dos produtores são homens e 19% são mulheres.  A sucessão no campo é uma realidade que tem que ser enfrentada pelos jovens produtores. Aqui no Ceará, na Fazenda  Ferreira, município de Palhano, encontramos as duas situações: uma jovem de 23 anos e mulher  que desde os 15 anos assumiu a parte jurídica e  contábil da Fazenda de  seu pai, estuda Zootecnia na UFC, tem um programa de Rádio e ainda é vereadora na cidade, aliás a única  mulher vereadora e ainda por cima, é articuladora do Serviço Nacional de Aprendizagem.

Tainar Ferreira, é uma dessas mulheres que segue seu destino empunhando a bandeira do campo tanto no dia a dia, como no  programa de rádio e  na política. “Nunca o trabalho foi empecilho para mim nem para meu irmão, que começou a dirigir trator aos 8 anos e hoje é um operador agrícola  surpreendente, e eu aos 11 anos, fui estudar  na cidade de Aracati, mas voltava  nos finais de semana para a propriedade rural , até que  consegui entra r na Universidade  Federal do Ceará  no  curso de Zootecnia, sendo  há dois anos articuladora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural –Senar-CE. A parte econômica e jurídica da propriedade continua comigo até hoje, meu avó sempre dizia “o trabalho dignifica o homem” e hoje ele se contrapõe com os filhos dos funcionários dele, porque tem uma galerinha jovem  que está bastante ociosa, a marginalidade chegando onde existia tranqüilidade”, disse.

Para ela, a produção agrícola é a base do campo e o público alvo de  hoje deve ser o jovem,” a gente precisa se informar mais, incentivar estes jovens a produzir, trazer a tecnologia para o semiárido, a tecnologia para a caatinga, porque temos que otimizar a produção agrícola”.  Infelizmente  a  maioria das pessoas  da cidade gosta de tratar o produtor como  um pobre, cansado, fadigado, mas  não é essa imagem que eu tenho e que se deve ter  do produtor, ele é um homem forte, íntegro, que não desiste jamais, e trabalhando com tecnologia e capacitação ele   tem a sua ascensão financeira, destacou Tainar .

 Programa Encanto Rural e o SENAR

O Programa de Rádio  Encanto Rural apresentado por Tainar Ferreira  prioriza a cultura regional, toca toada , forró e entrevistas.  Toda semana , às terças feiras, às 6 :30hs,  tem  um entrevistado ,levando informação ao produtor rural através deste  meio  dinâmico interativo que é o rádio. Antes desse nosso programa muitas pessoas não conheciam os cursos de Senar-Ce e hoje estão solicitando cursos para a sua região. Fiz um contato com o Sindicato Rural de Russas, que tem como presidente o produtor Pedro Maia Rocha Júnior, e  desde então,  vem contando com o nosso apoio na articulação dos produtores na Região do Baixo Jaguaribe. Este ano, através o Sinrural de Russas  já  foram  ministrados  7 cursos em localidades do município de Palhano, beneficiando 117 produtores, nas áreas de apicultura, avicultura, olericultura orgânica, trabalhador e operador na manutenção de tratores, e produção artesanal de  pães, este ultimo, tendo grande aceitação entre o publico feminino. Ano passado, foram 129 produtores atendidos em  8 cursos.

O Senar é hoje um grande instrumento de  capacitação na nossa  Região, o produtor precisa de estudo, de uma contribuição imensa, por isso temos que buscar parceiros, e o Senar é um grande parceiro, quem quiser se capacitar mais busque um cursos técnico  ou a uma graduação, tem inclusive a Faculdade CNA, que está iniciando em Fortaleza, com  cinco cursos, entre eles, os de gestão do agronegócio e gestão ambiental.

O  programa Encanto Rural, vai ao ar toda terça-feira, às 6:30 hs, pela FM  104,9-de Palhano, e é  transmitido ao vivo pelo Facebook (Thainá ferreira), já tem hoje 5 mil seguidores.

 Centro de Treinamento em Equinocultura e Vaquejada

 Como estudante de zootecnia Tainar Ferreira , montou na Fazenda dos seus pais , um Centro de Treinamento de Equinos, equipado com brete para contenção de animais, onde se realizam também vaquejadas, um hobbie da Tainar , cursos de doma racial, e o  mais  recente será no dia 11 de setembro sobre Inseminação Artificial.

No dia 22 de setembro, dia do Produtor, ela está  organizando um dia especial no Assentamento Vale Santa Maria, no distrito de São José, em Palhano.

Att. Assessoria de Imprensa Sistema FAEC/SENAR –CE

 Jornalista Responsável:  Silvana Frota- MTB-432

Maiores Informações: Tainar Ferreira : 88-99644-89-86