Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

SISTEMA FAEC/SENAR-CE/SINRURAL PARTICIPA DE SEMINÁRIO SOBRE CARNAÚBA EM MORRINHOS

DSC_0062Na última sexta-feira, 26 de fevereiro, o Sistema Faec/Senar-Ce/Sinrural participou de uma reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Carnaúba – CSCP realizada no auditório da Prefeitura do município de Morrinhos no Ceará em parceria com a Adece, a Prefeitura local e o Sindicato da região. O objetivo foi discutir os métodos apropriados para a limpeza das propriedades rurais, o manejo e erradicação da Boca de Leão (espécie de flor), e informar os trabalhadores e proprietários sobre a importância da Segurança e a Saúde (NR31) do homem do campo, esta proferida por Ivonisa Holanda, Chefe do Núcleo de Arrecadação do Senar-Ce.

Na abertura da reunião, o Prefeito Jenorio Brandão, enfatizou a importância da realização do encontro para a exportação da cera da carnaúba como produto e a troca de Ideias e experiências entre os produtores na luta contra as pragas que assolam as plantações de carnaubal.

O presidente do sindicato de Morrinhos, João Ossian Dias que também, faz parte da Câmara Setorial da Carnaúba junto a Adece, explica que a parceria entre prefeitura e sindicato, tem o objetivo de conversar e unir os trabalhadores na luta contra um grande inimigo dos produtores que vêm prejudicando as plantações. “Nós sabemos que a carnaúba antes, não tinha traços culturais e hoje sabemos da importância dela, também como produto”.

DSC_0076No decorrer das apresentações, também aconteceram algumas palestras, como o manejo e erradicação da planta Boca de Leão, proferida pelo professor da Universidade Estadual do Ceará – UECE, Oriel Herrera que teve dois blocos disponíveis para apresentação  as propostas do tema e responder algumas dúvidas e perguntas do público presente. Em seguida, a representante da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará – FAEC e do SENAR-CE, Ivonisa Holanda, esclareceu algumas dúvidas e alertou os trabalhadores sobre a importância da saúde no ambiente de trabalho e sobre os direitos e deveres do empregado e do empregador, como o registro profissional da carteira.

O encontro foi preciso e satisfatório, tanto que, uma próxima reunião está marcada, com previsão para o dia 09 de março, conforme calendário da Adece.