Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Viver bem no semiárido buscará mudança de atitude dos produtores rurais diante da seca

Modificar o modo como o produtor rural age diante do ciclo da seca será um dos maiores desafios do PROGRAMA VIVER BEM NO SEMIÁRIDO, que será lançado em breve pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). O assunto foi um dos temas analisados pelo superintendente do SENAR/PB, Sérgio Martins, durante uma entrevista concedida ao portal Paraíba Total.

Martins também destacou os projetos desenvolvidos pela entidade para incentivar o desenvolvimento das cadeias produtivas do estado, analisou os gargalos que travam o desenvolvimento do meio rural e apontou saídas para melhorar a vida do homem do campo.

O PROGRAMA VIVER BEM NO SEMIÁRIDO é uma iniciativa do SENAR que tem como objetivo implantar modelos de convivência produtiva no semiárido, em propriedades rurais que estão em municípios que sofrem continuadamente com a seca. A proposta é atuar de forma contínua e sistêmica, com ações que vão além da transferência de tecnologia e da educação profissional, como o incentivo e apoio ao associativismo e cooperativismo, ao fomento à produção de reserva estratégica de alimento, apoio ao crédito e ações de promoção social. O programa foi inspirado em experiência desenvolvida pela Federação da Agricultura e pecuária da Bahia (FAEB).

Confira a entrevista na íntegra:

“A falta de esperança do produtor, causada por endividamento, estiagem e falta de incentivos, é uma das nossas maiores barreiras”

SUPERINTENDENTE DO SENAR-PB conta como o órgão quer incentivar o desenvolvimento das cadeias produtivas do Estado

“O sertanejo é antes de tudo um forte”, escreveu Euclides da Cunha no começo do século XX, em sua obra imortal “Os Sertões”. Passados 100 anos, o sertanejo de hoje, castigado pela seca e pela falta de acesso à educação e à tecnologia, é antes de tudo, um dependente de políticas públicas eficientes que melhorem sua produção e sua qualidade de vida no campo.

Na Paraíba, a situação do homem do campo não é diferente, embora seu progresso seja bem avaliado pelo SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. “Por mais sofrida que possa parecer a imagem que temos da Paraíba, nosso Estado não deixa a desejar. Somos, pela segunda vez, primeiro lugar na arrecadação dos contribuintes rurais em todo o Nordeste, e isso é fantástico”, avaliou Sérgio Martins, o superintendente do órgão no Estado.

Em entrevista ao Paraíba Total, ele destacou os projetos de atuação do SENAR-PB, analisou os gargalos que travam o desenvolvimento do meio rural e apontou algumas saídas para melhorar a vida do homem do campo. “A nossa maior dificuldade atualmente é fazer com que o produtor rural acredite na ideia de associativismo e cooperativismo. Estamos conseguindo, aos poucos, plantar esse sentimento de coletividade no nosso público, pois só assim é possível projetar um crescimento relativamente notável em suas produções”, explicou.

Formado em História e em Direito, com pós-graduação em Direito do Trabalho e em Direito e Gestão dos Serviços Sociais Autônomos, Sérgio Martins adiantou o lançamento do ‘Viver Bem no Semiárido’, projeto que será lançado no dia 24 de maio em João Pessoa, em uma tentativa de modificar o modo como o produtor age no meio rural diante do ciclo da seca – um problema que atingiu 100% da produção na agricultura. ”Mais que discutir sobre a seca é preciso agir efetivamente em busca de novas tecnologias que proporcionem a convivência do produtor com a seca”, afirmou.

Abaixo, a entrevista completa.

Qual o papel do Senar e suas principais missões junto ao desenvolvimento regional e qual a relação direta ou indireta do órgão com a qualidade de vida do homem do campo?

O SENAR tem como missão desenvolver ações da Formação Profissional Rural (FPR) e atividades da Promoção Social (PS) voltadas às pessoas do meio rural, contribuindo para sua profissionalização, sua integração na sociedade, melhoria da sua qualidade de vida e para pleno exercício da cidadania. Ele tem como objetivo organizar, administrar e executar, em todo o Estado, treinamentos e cursos para jovens e adultos, homens e mulheres que exerçam atividades no meio rural. Desta maneira, visa formar cidadãos, por meio da transferência de conhecimento, capacitação e formação profissional, promovendo, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida e o bem-estar social.

A capacitação profissional dos diferentes públicos do meio rural é um dos objetivos do Senar. Que balanço o senhor faz dos serviços prestados à população pelo órgão na Paraíba?

O SENAR-PB é de grande importância, já que capacita pessoas que vivem da atividade primária, pessoas que sustentam a cadeia produtiva da população. O nosso público é diverso, mas todos têm algo em comum: o baixo nível no grau de instrução. Esse elemento nos preocupa, pois muitas vezes os nossos produtores têm dificuldades de acompanhar a capacitação que propomos. É por isso que o SENAR-PB estuda minuciosamente a sua metodologia, para que ela seja eficiente e que o nosso público alvo possa absorver ao máximo todo conhecimento social e de novas tecnologias que lançamos em nossos cursos e treinamentos. Nossa instituição é preparada para atender todos os públicos com suas necessidades peculiares. Entendemos que a capacitação no meio rural, por mais dificultosa que possa ser, é necessária para que haja o desenvolvimento da produção agropecuária na nossa região e o SENAR-PB cumpre bem esse papel.

O SENAR está presente em todos os estados brasileiros. O senhor, que veio de Pernambuco, pode nos dizer como são os resultados da Paraíba, se comparado a outros estados?

Por mais sofrida que possa parecer a imagem que temos da Paraíba, nosso estado não deixa a desejar frente aos demais que compõem o Nordeste. Nossos produtores, nossos cursos, treinamentos, nossos projetos e metodologia são destaques na nossa região porque são ousados e propõem ao setor rural o avanço que parece contrário a realidade abraçada pela seca que nos assola. Somos, pela segunda vez, primeiro lugar na arrecadação dos contribuintes rurais em todo o Nordeste, e isso é fantástico, pois essa arrecadação é revertida em serviços que a instituição presta para o próprio homem do campo. Nossas metas vêm sendo atingidas e superadas a todo o momento, o que impulsiona ainda mais o nosso crescimento e nos equipara a outros estados vizinhos.

Quais os principais desafios e gargalos no meio rural paraibano, na avaliação do senhor?

A nossa maior dificuldade atualmente é fazer com que o produtor rural acredite na ideia de associativismo e cooperativismo. Estamos conseguindo, aos poucos, plantar esse sentimento de coletividade no nosso público, pois só assim é possível projetar um crescimento relativamente notável em suas produções. A falta de esperança do produtor, causada pelo endividamento rural, pelos efeitos da estiagem, pela falta de incentivos e políticas públicas eficientes, é uma das maiores barreiras que enfrentamos hoje em nossa instituição. Mas o SENAR-PB tenta, em todas as suas ações, modificar essa atitude do produtor rural paraibano, semeando não só a esperança de dias melhores, mas mostrando que é possível, através do investimento em conhecimento e tecnologia, expandir seu negócio agropecuário. Além dessa barreira, voltamos a esbarrar na questão do analfabetismo e nível de instrução escolar. Alguns cursos que oferecemos exigem do produtor um conhecimento básico que muitas vezes ele não possui e isso dificulta a nossa capacitação. Mas são problemas que atingem praticamente todas as zonas rurais do nosso país, principalmente no Nordeste. É uma “patologia” que carregamos e combatemos desde sempre e continuaremos trabalhando para mudar esse quadro.

Quando o senhor tomou posse, disse que “o grande desafio do setor agropecuário era é criar mecanismos de convivência com a seca”. Como o senhor avalia as ações de prevenção e enfrentamento efetuadas pelos diversos órgãos ligados ao meio rural? Como foi o posicionamento do SENAR em relação ao combate à seca?

A Paraíba é um dos estados mais afetados pela seca no Nordeste. Perdemos cerca de 70% dos nossos animais, dizimados pela falta de chuva na região e 100% da produção na agricultura. Conviver com a seca é difícil, mas não é impossível e desde 2012 o SENAR-PB vem estudando projetos, buscando parcerias e despertando a realidade nas autoridades para que elas enxerguem e – mais importante – ajam em prol de uma mudança significativa relacionada à seca. O grande problema da seca são as sobreposições de recursos e as ações emergenciais e paliativas que, já não são ou nunca foram, veridicamente eficientes. Mais que discutir sobre a seca é preciso agir efetivamente em busca de novas tecnologias que proporcionem a convivência do produtor com a seca. O Viver Bem no Semiárido é um exemplo disso. O projeto, que será lançado no próximo dia 24 de maio aqui em João Pessoa, é uma tentativa legítima de modificar o modo como o produtor age no meio rural diante deste quadro. Este e outros programas que o SENAR-PB propõe são ações plausíveis para adaptar o homem do campo ao ciclo da seca sem que esse deixe de produzir.
Existe alguma integração ou parceria do SENAR com órgãos, como Sebrae, Emater, municípios e sindicatos?
Para desenvolver suas ações de forma eficiente e abrangente, o SENAR-PB trabalha constantemente por meio de parcerias com diversas instituições do setor rural e outros setores, sempre com o objetivo de levar conhecimento, tecnologia e informação ao maior número possível de produtores rurais no estado. Estas parcerias acontecem por meio de convênios, termos de acordo e outros importantes instrumentos que proporcionam a execução de ações de forma e com recursos compartilhados com outras instituições privadas ou públicas. Os Sindicatos Rurais do estado da Paraíba são os parceiros naturais é a partir deles que chegam à instituição, todos os dias, as demandas e necessidades do setor agropecuário do estado, por meio das solicitações de cursos, treinamentos e outros eventos. Além dos Sindicatos, o SENAR-PB também tem como parceiros o Sebrae-PB, com quem executa dois importantes projetos com foco no empreendedorismo, o Programa Empreendedor Rural e o Negócio Certo Rural; Prefeituras municipais; Secretaria de Educação; Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Ministério da Agricultura, Fundação Banco do Brasil, Sedap, entre outros.
O SENAR teve uma importante iniciativa de criar um prêmio de jornalismo que incentiva profissionais da imprensa a jogar luz sobre o homem do campo. Como foi a edição e quais as expectativas para os próximos anos?

O Prêmio FAEPA/SENAR-PB de Jornalismo veio encurtar a distância que havia entre o meio rural e os profissionais da imprensa. Com a primeira edição do prêmio, nós conseguimos quebrar o ciclo de só se mostrar o óbvio do setor. Ao premiar os melhores trabalhos impressos, televisivos, radiofônicos e fotográficos, nós valorizamos os profissionais de comunicação e resgatamos um vínculo com eles a muito esquecido, ao mesmo tempo em que divulgamos e prestigiamos setor agropecuário da Paraíba. O prêmio beneficia não só os profissionais da imprensa, mas a população em geral, que tem a oportunidade de conhecer a fundo todas as vertentes do campo, os problemas, os avanços, as novas tecnologias e o investimento que instituições como a nossa fazem na área. A primeira edição teve uma repercussão maior do que prevíamos e o resultado foi a inscrição de 24 trabalhos riquíssimos em cinco categorias e uma elogiada premiação dos melhores trabalhos. A próxima edição do prêmio será em 2014, já que o prêmio é bianual, e, devido ao grande interesse da mídia após a primeira edição, estamos certo que a 2ª edição do Prêmio FAEPA/SENAR-PB de Jornalismo terá um sucesso ainda maior.

Em termos de futuro, quais as principais metas do SENAR para os próximos anos?

Nosso plano de futuro é promover o desenvolvimento do setor agropecuário da Paraíba por meio da educação e profissionalização das pessoas do campo. É tirar o produtor rural da informalidade e do amadorismo, incentivando a profissionalização, o empreendedorismo, o associativismo e cooperativismo, promovendo a formação de cidadãos com cada vez mais conteúdo e poder de decisão. Nossa meta é promover uma mudança de atitude e consequentemente o fortalecimento do setor, tornando-o, cada vez mais, produtivo, eficiente, sustentável, lucrativo e independente.

ALGO MAIS A ACRESCENTAR AOS LEITORES DO PARAÍBA TOTAL?

O SENAR-PB está de portas abertas para receber e atender a todos os produtores rurais do nosso estado. Além da nossa sede, é possível se orientar sobre o setor através dos Sindicatos Rurais de cada município. Informações sobre nossos cursos, treinamentos, metodologias e equipe podem ser encontradas em nosso site através do link www.senarpb.com.br . Lembramos que a nossa missão é capacitar o homem do campo para que esse possa expandir os seus limites. Acreditamos que ele aprende a fazer, fazendo.

Fonte: Assessoria de Comunicação do SENAR