Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

SISTEMA FAEC/SENAR-CE ABRE NOVO EDITAL PARA INGRESSO NO CURSO TÉCNICO EM AGRONEGÓCIO

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR abriu nesta sexta-feira (15/01), um novo edital para ingresso em novas turmas do Curso Técnico em Agronegócio em todas as regionais. No Ceará, serão disponibilizadas 100 vagas no total, distribuídas da seguinte forma, 50 para o pólo de Fortaleza e mais 50 para o pólo de Cascavel. As provas serão realizadas até o final de fevereiro próximo. No Ceará já funciona uma turma desde agosto do ano passado.

Os alunos já veteranos comentam sobre suas espectativas em relação ao curso. Estou cursando Técnico em Agronegócio pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR do Ceará, no Polo de Fortaleza, vejo nesse curso uma oportunidade de adquirir conhecimentos e passá-los ao homem do campo, contribuindo com o desenvolvimento e geração de emprego e renda para a minha região, foi o que declarou Francisco Rodrigues de Sousa Neto, um dos 49 alunos do curso técnico em Agronegócio, que está sendo ministrado desde agosto de 2015 na sede do Sistema Faec/Senar-CE, em Fortaleza.

Segundo Francisco Neto, o curso conta com uma infraestrutura de excelente padrão, sala e laboratório de informática com equipamentos novos, uma equipe que não poupa esforços para que tenhamos todo o apoio necessário ao aprendizado, temos visitas de campo, onde vemos na prática o que estudamos. Depois de formado irei trabalhar como técnico, pois quero contribuir com a produção de alimentos e ensinar técnicas novas de gestão e empreendedorismo ao homem do campo, bem como passar a ideologia de cooperação, associação e sustentabilidade, produzir sem comprometer o meio ambiente para as gerações futuras. Quero agradecer a Deus e a todos que estão me proporcionando essa oportunidade, finaliza em seu depoimento.

Outro aluno que está vendo este curso como uma oportunidade de emprego em sua vida é Jane Gomes. Ela afirma que o Curso Técnico em Agronegócio tem sido de fundamental importância para o seu crescimento profissional. Jane é formada em administração, mas sempre foi apaixonada pela área rural, porém não tinha tempo para se qualificar e atuar no campo. “Quando vi a oportunidade no site do Senar-Ce, não perdi tempo, fiz minha inscrição e graças a Deus fui aprovada na seleção e hoje estou muito satisfeita com os conhecimentos que venho adquirindo”.

Jane Gomes afirma ainda, que antes possuía certo preconceito em relação à modalidade de Ensino à Distância (EaD), mas hoje ela revela que a experiência tem sido excelente e a qualidade é comparada ao ensino presencial, basta o aluno se esforçar e ter disciplina para acompanhar os módulos. O esforço está valendo à pena, pois a aluna já está preparando um projeto para participar da seleção de um mestrado em economia rural no próximo ano.

SOBRE O CURSO TÉCNICO EM AGRONEGÓCIO

O Curso técnico em Agronegócio é ofertado pela Rede e-Tec do Senar Nacional e vem sendo ministrado em vários estados do Brasil, através de aulas presenciais todo sábado, aulas de campo a cada quinze dias e aulas semi-presenciais, explica Karilena Montenegro,  Coordenadora do Curso no Ceará, que tem como Coordenador de Tutoria, Marcos Benício e como Coordenador de Pólo, Davi Garcez.

O curso tem uma carga horária de 1.230h/a e será ministrado durante dois anos,  o curso capacita profissionais habilitados na aplicação de gestão e de comercialização do agronegócio, visando diferentes segmentos e cadeias produtivas da agropecuária brasileira. A vantagem para o técnico formado em agronegócio é chegar mais cedo ao mercado de trabalho. No caso do Curso Técnico em Agronegócio, o aluno entra em um mercado em constante crescimento, e que, atualmente é o carro-chefe da economia brasileira.

A primeira etapa do Curso será finalizada dia 19 de dezembro, com as provas e apresentação dos trabalhos, devendo as aulas serem reiniciadas em fevereiro do próximo ano.

Segundo o superintende do SENAR-CE, Paulo Helder Braga, este curso é muito importante não somente para os alunos que estão fazendo serão futuros profissionais com mercado de trabalho garantido, pois há uma demanda muito grande por este tipo de profissional no mercado para ministrar cursos aos produtores rurais e prestar assistência técnica, uma nova modalidade de ação do SENAR em todo o país, e que será desenvolvida pela Unidade do Ceará.