Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Sistema Faec Senar promove Dia de Campo do Açaí em Paracuru

O Sistema Faec Senar promoveu, no último sábado (10), o Dia de Campo do Açaí em Paracuru, na fazenda Agropar, pioneira na produção do fruto no Ceará. O presidente da Faec, Amilcar Silveira, destacou a importância desse novo cultivo no Estado, que passa a ser mais uma opção para o produtor rural cearense. “Precisamos de novas culturas no Ceará. O nosso objetivo é estar perto do produtor rural e desenvolver o Ceará”, disse o presidente da Faec.

Na ocasião, Domingos Tavares, CEO da Agropar, agradeceu a parceria do Sistema Faec Senar e das instituições que têm dado apoio científico ao projeto, como IFCE, UFC e Embrapa.

Já o CEO da Agropar de Paracuru, Alberto Felix, destacou o potencial do Ceará para produção de Açaí. “Temos um potencial muito grande nos perímetros irrigados. Estamos à disposição dos produtores que quiserem produzir açaí. Tenho certeza de que o Ceará será, em breve, um dos maiores produtores de açaí do Nordeste”.

Na avaliação dos técnicos responsáveis, o plantio de Açaí BRS Pará (Embrapa) em Paracuru vem apresentando bons resultados, com uma produção de cachos a cada 25 dias, após três anos e meio do plantio. A viabilidade do cultivo é mais uma alternativa econômica para o desenvolvimento do agronegócio no Ceará. A Agropar é especializada em toda a cadeia produtiva do açaí: plantio, venda de mudas, assistência técnica, industrialização e comercialização do fruto e derivados.